Skip to main content

Flávio Bettarello, secretário-adjunto de relações internacionais do Ministério da Agricultura, que participa da reunião na Costa Rica (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

 

A busca pela diversificação da pauta de exportações do agronegócio brasileiro para países da América Central e o Caribe é uma das principais tônicas da participação do Ministério da Agricultura na 39ª Reunião Ordinária do Comitê Executivo do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). O encontro começou nesta terça-feira (16/7) na Costa Rica e segue até quinta (18/7).

+ Brasil e Paraguai firmam memorando de entendimento sobre área animal e vegetal

“Há oportunidades para uma maior comercialização de embriões e sêmens, além de carne bovina, abacate e farinha para alimentação animal”, diz Flávio Bettarello, secretário-adjunto de relações internacionais do Ministério da Agricultura, que participa da reunião. O encontro também conta com representantes do Uruguai e Argentina, além de autoridades de países da América Central e Caribe.

+ Mudanças na pensão por morte preocupam na Reforma da Previdência

Está no radar do governo brasileiro a possibilidade de um acordo de livre-comércio com os países do Sica, bloco econômico formado por Belize, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Panamá e República Dominicana e outros parceiros da região. No ano passado, as exportações do Brasil para a América Central e o Caribe somaram US$ 5,6 milhões, cerca de 33,5% a mais do que em 2017. Plataformas de exploração de petróleo, óleos brutos de petróleo, combustíveis, produtos semimanufaturados de ferro ou aço, aviões e carne de frango representam atualmente a base das exportações brasileiras à região. “Podemos conquistar mais espaço na venda de produtos do agronegócio”, diz Bettarello.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply