Skip to main content

Imagem ilustrativa (Foto: Liz West/CCommons)

 

O que está furando os tomates e estragando a planta?
Antonio Marcio, via Facebook.

Lagartas no tomateiro (Foto: Antônio Márcio/Arquivo Pessoal)

Possivelmente, as injúrias em frutos e folhas do tomateiro foram provocadas pela lagarta-militar, que faz parte de um grupo composto por espécies do gênero Spodoptera, ou pela lagarta falsa medideira, que pertence a um grupo representado por várias espécies também conhecidas como plusias, sendo a Chrysodeixis includens a mais comum.

+ Galinhas caipira e índio chocam todos os ovos que botam

Para hortas caseiras ou de pequeno porte, recomendam-se medidas de controle alternativas, como uso de óleo extraído de sementes de nim indiano (Azadiractha indica) diluído em água, extrato de alho e pimenta do reino, inseticida biológico a base da bactéria Bacillus thuringiensis e liberação de micro-vespinhas (Trichogramma pretiosum), que destroem os ovos de mariposas.

+ Em um pomar diverso, é necessário identificar cada problema individualmente

Também é importante sempre aplicar boas práticas culturais ao tomateiro e ter o acompanhamento de um engenheiro agrônomo da região. Veja mais detalhes sobre o assunto neste link.

Consultor: Miguel Michereff Filho, entomologista da Embrapa Hortaliças. Rodovia Brasília/Anápolis, BR 060, Km 09. Brasília (DF). Caixa Postal 218. CEP: 70359-970. Tel. (61) 3385-9110. www.embrapa.br/fale-conosco.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply