Skip to main content

Apoio a candidato chinês para a direção-geral da FAO é bom para o Brasil, acredita a ministra Tereza Cristina (Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, viaja nesta semana para Roma, capital italiana, onde participa da 41ª Conferência da FAO, órgão das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação. Além de encontros com autoridades de outros países, ela representará o Brasil na eleição do novo diretor geral da instituição. A votação será no domingo (23/6) e o candidato escolhido sucederá o brasileiro José Graziano da Silva, cujo segundo mandato termina no próximo dia 31 de julho.

Os governos do Brasil, da Argentina e do Uruguai oficializaram, nesta semana, apoio conjunto ao candidato chinês Qu Dongyu, vice-ministro da Agricultura e de Assuntos Agrários da China, para a direção geral da FAO. Em comunicado, os países sul-americanos avaliam que as metas de Dongyu estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

“Em particular com a erradicação da fome e da pobreza, com o aumento sustentável da produção agrícola e alimentar e com a promoção de um sistema de comércio internacional agrícola livre de distorções e restrições indevidas sem uma base científica adequada. Concordamos que somente a partir do uso eficiente de nossos recursos poderemos ‘produzir mais com menos’”, diz a nota.

+ Moro diz que governo tem dever de proteger a agropecuária
+ Venda direta de etanol aos postos tem consenso no governo, diz ministra

Também nesta semana, a própria ministra Tereza Cristina, em entrevista, justificou o apoio do Brasil ao político chinês. Na avaliação dela, a opção por Qu Dongyu é positiva para a agricultura não apenas do país, mas para a região. E que, dos parceiros sul-americanos, o único que não apoiou a decisão foi o Paraguai porque não possui relações diplomáticas com a China.

Além de votar, Tereza Cristina tem participação prevista na Conferência na próxima segunda-feira (24/6). Em uma das plenárias do evento, ela fará uma apresentação sobre a agricultura brasileira. Nos dias 25 e 26 de junho, a ministra embarca para Bruxelas, na Bélgica, onde se reúne com altos funcionários da Comissão Europeia. E nos dias 27 e 28, participa de reuniões sobre o acordo Mercosul-União Europeia.

De acordo com o Ministério da Agricultura, participam da comitiva brasileira também o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Orlando Leite Ribeiro, e a diretora de Comércio e Negociações Comerciais, Ana Lúcia Oliveira Gomes.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply