Skip to main content

As chuvas, que vem atingindo há alguns meses todo o cinturão de grãos, devem perder intensidade  (Foto: Getty Images)

 

Nos próximos dias, o clima vai dar uma pequena trégua aos agricultores de grãos nos Estados Unidos, com uma janela de tempo seco no final da semana. O solo, no entanto, continua encharcado. As chuvas, que vem atingindo há alguns meses todo o cinturão de grãos, devem perder intensidade nesta quarta-feira (12/6) e na quinta-feira (13/6), principalmente no Nebraska, Iowa, Minnesota e Wisconsin.

Na sexta (14/6) e sábado (15/6) uma grande massa de ar seco alcança a região, trazendo sol e clima firme. Mas os dois dias de tempo ensolarado não deverão ser suficientes para tirar a umidade de solo e facilitar o plantio.

+ Tempo frio estimula florescimento de orquídeas no Instituto Inhotim em MG
+ Tempo seco na Austrália deve reduzir safra de grãos de inverno, prevê Rabobank

No domingo (16/6), uma nova frente fria atinge a região, trazendo mais chuva. A previsão é que Estados como Minnesota, Illinois e Wisconsin possam ter temporais de maior intensidade. As fortes precipitações devem continuar até a segunda (17/6), encharcando novamente o solo.

No início da próxima semana, o Kansas, em que plantio de soja está bastante atrasado, deverá ter novas tempestades. O Nebraska também poderá ser atingido. “Nos outros Estados da região, a chuva deve perder um pouco de força, mas o tempo continua instável”, diz João Castro, meteorologista do Climatempo.

Curte o conteúdo de Globo Rural? Agora você pode ler o conteúdo das edições e matérias exclusivas no Globo Mais, o app com conteúdo para todos os momentos do seu dia. Baixe agora!
Source: Rural

Leave a Reply