Skip to main content

A partir da quarta-feira (5/6), uma nova frente fria atinge todo o centro-oeste, trazendo mais instabilidade (Foto: Getty Images)

 

Os agricultores de soja e milho continuam sofrendo com o clima desfavorável em toda a região produtora nos Estados Unidos. Depois de tornados atingirem Ohio e Indiana na semana passada e tempestades em Illinois, a chuva continuou intensa até domingo (2/6) em todo o cinturão de grãos.

Até terça-feira (4/6), no entanto, deve haver uma janela de tempo mais firme, com sol, em que os produtores terão chance de tentar iniciar o cultivo em áreas que não estiverem tão encharcadas. A partir da quarta-feira (5/6), uma nova frente fria atinge todo o centro-oeste, trazendo mais instabilidade. “Deverão ser chuvas mais finas”, diz o meteorologista João Castro, do Climatempo.

+ Seca deve continuar no Sul e ameaça potencial produtivo do milho
+ Tempo frio estimula florescimento de orquídeas no Instituto Inhotim em MG

A massa de ar frio deve entrar pelos Estados localizados mais ao norte, como Minnesota e Dakota do Sul, chegando rapidamente ao Iowa, Illinois, Nebraska, Ohio e Kentucky. Há previsão de chuva mais pesada no sul do Illinois a partir do sábado (8/6). Ainda não há expectativa de novos períodos de tempo ensolarado, o que deverá continuar atrasando o plantio em boa parte dos Estados produtores. Na tarde desta segunda, o Departamento de Agricultura (USDA) atualiza os dados sobre evolução de plantio da safra americana.

Desde o final do ano passado, o clima vem prejudicando os agricultores americanos, com fortes nevascas no inverno, tempestades nos últimos meses e acúmulo de umidade no solo. Até agora, foi plantada 58% da área de milho, segundo dados do departamento de agricultura americano, e cerca de 30% da soja. Segundo especialistas, mesmo que o tempo melhore nas próximas semanas, deverá haver uma quebra de ao menos 10% na safra de soja e milho, elevando os preços.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply