Skip to main content

Uma das principais galerias de exposições vitícolas e vinho do mundo, a Vinexpo Bordeaux 2019, acontece de 13 a 16 de maio, em Paris (Foto: Quinn Dombrowski/CCommons)

 

Uma das principais galerias de exposições vitícolas do mundo, a Vinexpo Bordeaux 2019, que acontece de 13 a 16 de maio, na cidade francesa, trouxe para o foco das discussões no seu primeiro dia as responsabilidades do setor para as mudanças climáticas.

A videira, apesar de um planta forte e resistente, é uma das culturas mais sensíveis a variações de temperaturas e mudanças climáticas. Diante do cenário em que está inserida, a viticultura assume que as suas responsabilidades – assim como de toda a agricultura – são consideradas importantes. Na França, a participação das atividades agrícolas representava menos de 2% do produto interno bruto (PIB) em 2016, mas de 20% das emissões de gases de efeito estufa. E enquanto a viticultura representa apenas 3% da área agrícola útil, este setor absorve 20% do uso de produtos fitofarmacêuticos.

+ Começa colheita da uva para vinho em Santa Catarina

"Não haverá pausa climática. Está acelerando. As videiras que são plantadas agora terão um clima bastante perturbado", destacou Michel Jarraud, Secretário Geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

“Os pesticidas são parte do problema, mas a questão da mudança climática é muito mais global”, disse Christophe Navarre, presidente da Vinexpo.

O discurso de todos estava alinhado no sentido de ressaltar a a necessidade de o setor sair desse "ambiente químico" e acelerar sua "transição climática e agroalimentar".

Vinexpo Bordeaux 2019

A Vinexpo Bordeaux é visitada por compradores de vinhos e bebidas espirituosas de todo o mundo, para degustar e firmar negócios com países produtores de países como a África do Sul, Itália, Estados Unidos, Portugal, Geórgia, Áustria, Alemanha, China e Líbano.

+ Conheça as vinícolas que fazem o vinho das missas brasileiras

Neste ano, os organizadores esperam , nos quatro dias de evento, a presença de mais de 2300 expositores e 48.000 visitantes profissionais de 150 países, especialmente forte de empresas americanas e asiáticas.

Na França, todas as regiões produtoras de vinho, como Alsácia, Borgonha e Vale do Loire, participam com a presença de grandes empresas a agricultores familiares voltados para a atividade vitícola.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis. 
Source: Rural

Leave a Reply