Skip to main content

 

  

O primeiro dia de viagem do Caminhos da Safra 2019, projeto da revista Globo Rural que relata a situação da infraestrutura de transportes da agricultura no País, teve início no dia 6 de maio de 2019 em Cuiabá (MT) com destino a Marabá (PA). Deixamos a Rota Oeste, concessionária da Scania em Cuiabá, uma das patrocinadoras do projeto, às 13 horas de um dia de muito calor. Mas o tempo mudou rapidamente para uma chuva torrencial, um dilúvio que dificultou o trajeto de Cuiabá a Primavera do Leste, nossa primeira parada. Assista abaixo.

 

  Havíamos decidido chegar em Primavera atravessando o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, que em abril completou 30 anos de sua criação. Ao alcançarmos a BR-251, a chuva já havia se dissipado, embora a pista estivesse encharcada.

Por cerca de 50 quilômetros, o chão era uma mistura de brita com asfalto, que mais parecia um imenso ralador alaranjado de queijo. Buracos grandes mantinham a água empossada e os pneus dos veículos em pula-pula. “Esse tipo de mistura de brita com asfalto retém muito mais a água da chuva”, diz o instrutor de direção da Scania, Aylon Santos, que segue viagem com a reportagem da Globo Rural.

+ Será que agora o Brasil entra nos trilhos? Confira os projetos de ferrovias do país

A animação em trafegar pelas curvas da Chapada terminou logo, após cerca de 70 quilômetros de viagem: a Polícia Rodoviária impediu que o caminhão do Caminhos da Safra, um bi-trem da Scania lançado ano passado e pilotado por Aylon seguisse pela serra, devido ao seu grande porte. Aylon teve que voltar a Cuiabá. Eu e o fotógrafo Fernando Martinho avançamos até o pequeno vilarejo de Chapada dos Guimarães.

Nada melhor do que sentir o cheiro da mata e os respingos no ar das inúmeras cachoeiras para revigorar a energia para terça-feira, quando vamos parar em Barra do Garças. A chuva veio para lavar os caminhos.

Na primeira etapa de viagens, equipe cruza o nordeste de Mato Grosso e segue até o Pará. (Foto: Fernando Martinho/Ed.Globo)

 
Source: Rural

Leave a Reply