Skip to main content

Em abril, a tendência é de pouca chuva em todo o cinturão de grãos. As precipitações devem atingir no máximo 20 milímetros. (Foto: Getty Images)

 

O clima ainda não deu descanso aos agricultores americanos. Após as fortes nevascas que atingiram o Meio-oeste do país no último inverno, neste mês, quando a neve começa a derreter, boa parte da área formada pelo cinturão de grãos americana está inundada. Segundo a agência Reuters, há cerca de 400 mil hectares nesta situação no país.

Em abril, a tendência é de pouca chuva em todo o cinturão de grãos. As precipitações devem atingir no máximo 20 milímetros. Em maio, o tempo fica ainda mais seco, com um índice pluviométrico cerca de 10% a 20% abaixo da média.

Acúmulo de neve deixou terra bastante úmida e agricultores devem esperar um pouco mais para começar o plantio. (Foto: Chris Doelman/ Dairy Farmers of Washington)

Com isso, a água acumulada até agora deve escoar mais facilmente. “A previsão de dias mais ensolarados nos próximos meses deve compensar a grande umidade do solo causada pelas nevascas”, diz Patricia Diehl Madeira, meteorologista da Climatempo.

A tendência é que os impactos negativos na safra 2018/2019 sejam menores do que o esperado. “Mesmo assim, os produtores rurais seguem monitorando o clima de perto”, complementa.

+ EUA devem plantar mais milho e menos soja, trigo e algodão
+ Inundações no Meio-Oeste dos EUA podem favorecer cultivo de soja

Minnesota

O acúmulo de neve no último inverno deixou a terra bastante úmida principalmente em Minnesota, um dos líderes nacionais na produção de milho. Por causa desse quadro, os agricultores devem esperar um pouco mais para começar o plantio, em função das condições do solo.

Iowa e Nebraska

A situação não está muito melhor em outras regiões importantes para o cultivo de milho e soja, como Iowa e Nebraska. Até o final do inverno, o estado de Iowa, segundo maior produtor de milho e soja nos EUA, foi um dos centros das preocupações em relação à safra 2018/2019.

O solo continua bastante úmido na região. As condições climáticas de abril e maio serão decisivas para a produtividade esperada para este ano. O maior temor era a quantidade de chuvas previstas para o período.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply