Skip to main content

 

Mateus Pivato, da associação do angus fala durante painel internacional da raça no Uruguai. (Foto: Carolina Jardine)

 

As experiências com o cruzamento industrial têm elevado substancialmente as vendas de sêmen do gado angus no Brasil.

Em 2018, as vendas fecharam com um total de 4,945 milhões de doses, alta de 28,3% em relação ao comercializado em 2017, quando a raça respondeu por 3,854 milhões de doses. Os dados foram apurados pela Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) e divulgados nesta terça-feira (26/3) pelo gerente de fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato, durante apresentação sobre a pecuária brasileira no Secretariado Mundial de Angus, evento realizado em Punta del Este, Uruguai, com a participação de 25 países.

A expansão registrada na Angus supera o desempenho do mercado nacional de sêmen para pecuária de corte, que registrou crescimento de 19,2% e atingiu a marca de 9,62 milhões de doses comercializadas entre todas as raças.

Sozinha, a Angus responde por 51% de todo esse volume, diz Pivato. “Os números confirmam que a Angus vem puxando a expansão do uso de sêmen de alta qualidade nos rebanhos brasileiros. E, mais que isso, vem agregando qualidade ao gado e à carne que produzimos”, ressaltou.

+ Poloni apresenta mais uma edição do Sentimento Sertanejo
+ Simental faz sua mostra nacional na ExpoAgro Itapetininga

Em sua explanação, realizada durante o fórum internacional, Pivato ainda apresentou o novo projeto de genômica que será implementado no Brasil em 2019. “Nossa ideia é ter 2 mil animais genotipados este ano para começar a utilização da genômica no Brasil e, com isso, aproveitar de forma mais eficiente todo o potencial de nossos reprodutores”.

No médio prazo, acrescentou ele, a genômica será utilizada para a seleção de características de difícil mensuração, como a resistência ao carrapato e a eficiência alimentar.

A comitiva da Associação Brasileira de Angus está no Uruguai para participar de encontro do Secretariado Mundial da raça. É formada por mais de 30 pessoas.

Elas visitaram fazendas uruguaias, frigorífico e participam dos painéis e debates.

A apresentação de um gado comercial de alto desempenho com características de potencial produtor de carne e plenamente adaptado aos padrões do mercado mundial do produto premium surpreendeu positivamente os participantes mundiais.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply