Skip to main content

De acordo com relatório, datado de 1973, participação dos Estados Unidos nas exportações mundiais de soja tinham caído de 92% para 86% desde 1968 enquanto a participação do Brasil subiu de 3% para 13% no período (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

 

Documentos da Agência Central de Inteligência (CIA) dos Estados Unidos mostram que os americanos já se preocupavam com o crescimento da participação do Brasil no mercado mundial de soja há pelo menos 46 anos. É o que mostra uma reportagem publicada neste domingo (24/3) pelo jornal Folha de São Paulo, baseada em arquivos liberados pelo governo americano.

O documento ao qual se refere a reportagem, datado de 1973 compara a produção de soja dos dois países. Afirma que, naquele momento, a exportação de soja brasileira não alcançava a americana. Mas seria uma ameaça a lucros futuros. Relata ainda que, com a taxa de crescimento da produção brasileira do grão naquela época, o Brasil já era único concorrente dos Estados Unidos.

“É quase certo que o Brasil ganhará uma maior fatia da exportação mundial de soja no longo prazo”, menciona a Folha.

+ Exportações do complexo soja de Santa Catarina crescem 152% em fevereiro
+ Aprosoja-MT quer mudança no calendário de plantio sem mexer em vazio sanitário

Outro documento, datado de 1983 e também citado na reportagem, mostra que a produção brasileira se mantinha sob análise da inteligência dos Estados Unidos. Produzido a pedido do Departamento do Tesouro, o relatório também compara números de safra e afirma que o Brasil intervém fortemente no mercado, “diferentemente de Washington”.

A reportagem destaca que a liberação do documento ocorre em meio a um cenário de discussões comerciais entre Estados Unidos e China, que pode refletir na participação brasileira no mercado chinês. Analistas e representantes do setor produtivo avaliam que, a depender do acordo entre chineses e americanos, a demanda pela soja do Brasil pode diminuir.

“A China teria oferecido aos americanos a compra de um adicional de R$ 11 bilhões em produtos agrícolas, o que diminuiria a demanda de similares brasileiros”, pontua o jornal.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply