Skip to main content

Pinha-do-brejo (Magnolia ovata) (Foto: Flickr/João Medeiros/Creative Commons)

 

Qual é o nome dessa planta?
Letícia Falcão, via Facebook

(Foto: Letícia Falcão/Arquivo Pessoal

Trata-se da espécie Magnolia ovata, da família Magnoliaceae, que tem apenas uma outra representante nativa no Brasil (M. amazonica). Entre outros nomes populares, é mais conhecida como pinha-do-brejo ou baguaçu, ocorrendo na Mata Atlântica e matas ciliares em áreas de cerrado, desde o Tocantins até o Rio Grande do Sul. Suas flores são brancas e muito vistosas e os frutos lenhosos e deiscentes – abrem-se quando maduros –, expondo as sementes envoltas por um massa avermelhada (arilo), que é atrativa e consumida pela fauna. O gênero Magnolia tem várias espécies ornamentais, sendo algumas delas utilizadas na arborização e paisagismo.

+ Como plantar aspargo ornamental
+ Saiba porque evitar o plantio da ornamental Hovenia dulcis

CONSULTOR: LUÍS CARLOS BERNACCI, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tel. (19) 3202-1650, bernacci@iac.sp.gov.br

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply