Skip to main content

Alterações congênitas diagnosticados em bovinos tem causas multifatoriais (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

 

 

Será que ocorreu uma má formação no aparelho urinário do animal, que nasceu em nosso sítio e não sabemos se é um macho ou fêmea?
João Victor, de Gonçalves (MG)

Bezerro de João Vitor (Foto: João Vitor/Arquivo Pessoal )

Nos diversos casos de alterações congênitas diagnosticados em bovinos, as causas são multifatoriais. Envolvem, por exemplo, ocorrência de traumatismos durante a gestação, uso de vermífugos do grupo benzimidazóis, ingestão de plantas tóxicas, infecção pelo vírus da diarreia viral bovina, ou quantidades anormais de líquido amniótico. Para determinar o problema específico, é preciso que um médico veterinário realize um apurado exame clínico e, para identificar o sexo diante da má formação do aparelho reprodutivo, é necessário usar um aparelho de ultrassom. Caso o defeito congênito não tenha afetado a capacidade do bezerro de eliminar fezes e urina, o animal poderá ser criado para engorda e posterior descarte.

+ Como diminuir inchaço no joelho de bezerros?
+ Por que o bezerro não ganha peso?

CONSULTOR: RAUL MASCARENHAS, médico veterinário da Embrapa Pecuária Sudeste, Caixa Postal 339, CEP 13560-970, São Carlos (SP), tel. (16) 3411-5663, www.embrapa.br/fale-conosco. 

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply