Skip to main content

Agricultura familiar tem sido destaque dos lançamentos de tratores no Show Rural Coopavel (Foto: Divulgação/Show Rural Coopavel)

 

Os maiores fabricantes de tratores do Brasil apresentam seu novos modelos durante o Show Rural Coopavel. Os equipamentos voltados a pequenos produtores, com motores de até 100 cavalos, estão entre os principais destaques. A LS Tractor lançou o trator U80, equipado com motor de 80 cavalos e tecnologia que reduz a emissão de poluentes.

A empresa também trouxe para a feira o modelo R65, voltado a produtores de frutas e café. “O pequeno produtor deve continuar investindo em equipamentos de alta performance e com preços acessíveis”, diz André Rorato, diretor da LS Tractor. No ano passado, o faturamento da empresa, de origem coreana, cresceu cerca de 35% no Brasil, em comparação a 2017.

Este ano, as vendas devem aumentar não apenas junto aos produtores rurais brasileiros. A empresa deve começar a exportar tratores para a Nigéria. O país acaba de lançar, em parceria com o Brasil, um dos maiores programas de agropecuária do continente africano, que prevê a importação de 10 mil tratores e 50 mil máquinas produzidas no Brasil. O projeto conta com financiamento do Deutsche Bank, da Alemanha, e o BNDES, com seguro de crédito do Banco Islâmico de Desenvolvimento.

A expectativa é que as exportações de tratores de menor potência comecem ainda este ano. “O país está investindo no agronegócio e há oportunidades para fornecedores brasileiros”, afirma Rorato.

+ No 1º dia, Show Rural libera R$ 500 milhões de crédito a produtores
+ Indústria de máquinas espera mais negócios nas feiras agropecuárias

A John Deere também está atenta ao potencial do segmento de agricultura familiar, que recebe subsídios do governo. A empresa apresentou no Show Rural Coopavel os novos modelos da série 5E, com motores de potência de 60 a 90 cavalos. Uma das novidades é o sistema de transmissão de 12 velocidades com reversor hidráulico sincronizado. A empresa investiu também em acessórios, com opcionais como assento pneumático e luzes LED na cabine.

A Case IH é outro fabricante com lançamentos de tratores voltados ao pequeno produtor. A marca criou novas versões para a linha Farmall. As mudanças no motor permitiram a potência alcance de até 100 cavalos, com 60% a menos de emissão de poluentes. “Há uma demanda no segmento de agricultura familiar por tratores com versões mais potentes. O comprador começou a sentir que os modelos oferecidos anteriormente pelos fabricantes eram muito básicos”, afirma Silvio Campos, diretor de marketing de produto da Case IH.

Siga a Globo Rural no Instagram

Os produtores de maior porte também receberam atenção da empresa. Os tratores Steiger, com motores acima de 370 cavalos, ganharam esteiras de borrachas, substituindo os pneus. A Case IH, marca da CNH Industrial, também apresentou no Show Rural Coopavel a linha Quadtrac, de tratores articulados com esteira e potência de 507 a 629 cavalos. Os equipamentos têm reserva de torque de 40%, com 24 válvulas e seis cilindros. “Tratores de altíssima potência também têm significativo potencial de vendas no curto, médio e longo prazo”, diz Campos.

A New Holland, outra marca do grupo, manteve o foco no pequeno agricultor, com lançamentos de novas famílias de tratores com potência de até 100 cavalos. Os modelos T4, com largura e altura reduzidas, são direcionados aos produtores de frutas e café. Os equipamentos apresentam válvulas remotas e vazão hidráulica de até 64 litros por minuto, com impactos positivos no acionamento de implementos utilizados na colheita.

*A repórter viajou a convite da LS Tractor, Sicredi e Sancor Seguros

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora  e experimente 30 dias grátis.

 

 
Source: Rural

Leave a Reply