Skip to main content

Presidente da Vale, Fábio Schvartsman, deu coletiva antes de ir a Brumadinho. (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

 

O presidente da Vale, Fábio Schvartsman, se disse consternado com o rompimento da barragem, ocorrido nesta sexta-feira (25/1), em Brumadinho (MG), e afirmou que ainda não sabe o que causou o incidente. Ele fez as afirmações em uma entrevista coletiva, no Rio de Janeiro.

“Não sabemos o que foi que aconteceu e não acho que a hora seja de procurar. Faremos isso. E faremos com energia e com rapidez e tomaremos as medidas que forem necessárias para resolver o problema. Esse problema não pode acontecer, se é que existe alguma coisa que aconteceu. Ainda não sabemos”, disse o executivo.

Schvartsman assumiu o cargo em 2017, adotando como lema "Mariana Nunca Mais', em referência a outra tragédia, ocorrida em 2015, em Minas Gerais, quando uma barragem da Samarco – empresa que tem como sócias a Vale e a BHP – se rompeu, matando 19 pessoas.

+Governo anuncia gabinete de crise sobre tragédia em Brumadinho

Segundo o executivo, a maioria das vítimas do rompimento da barragem é de funcionários da empresa. No momento do acidente, cerca de 300 pessoas trabalhavam no local. Schvartsman acrescentou que até o momento não é possível mensurar o número de vítimas porque houve um soterramento.

“Nós não pouparemos esforços, nós temos um gabinete de crise montado, nós mobilizamos todas as ambulâncias na região, aproximadamente 40”, disse o presidente da Vale. “Estamos complementando tudo aquilo que os hospitais públicos são capazes de atender. Estamos fazendo um esforço grande de assistência social, inclusive com a presença de psicólogos.”

O presidente da Vale afirmou ainda que a barragem estava inativa, pois há mais de três anos não opera, ou seja sem receber resíduos. E garantiu que a empresa buscou tomar providências para garantir mais segurança às barragens, ampliando uma série de ações, como a execução de fiscalização periódica, revisões por empresas estrangeiras e auditorias externas.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 
Source: Rural

Leave a Reply