Skip to main content

Rejeitos da barragem atingiram comunidade em Brumadinho (Foto: Reprodução/G1)

 

Uma barragem da mineradora Vale, em Minas Gerais, se rompeu, nesta sexta-feira (25/1), no município de Brumadinho (MG). Em comunicado, a empresa informou que o incidente ocorreu na Mina Feijão, atingindo estruturas administrativas e a comunidade de Vila Ferteco.

A prefeitura de Brumadinho emitiu um alerta, pedindo que a população evite se aproximar do Rio Paraopeba, por conta do rompimento da barragem. O Inhotim, um dos mais conhecidos museus de arte ao ar livre da América Latina, localizado no município, foi esvaziado por questão de segurança.

De acordo com informações do portal G1, há dois feridos no incidente. Em Brasília, o ministro da Casa Civil, Onyx Lozenzoni, se reuniu com o preisdente Jair Bolsonaro para discutir o assunto. E o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, já se deslocou da capital federal com destino a Brumadinho.

É o segundo incidente envolvendo uma barragem da mineradora nos últimos anos. Em 2015, em Mariana (MG), houve o rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, empresa que tem como sócias a Vale e a BHP, atingindo a comunidade de Bento Rodrigues e contaminando o Rio Doce.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 

 
Source: Rural

Leave a Reply