Skip to main content

"Estudamos meios e opções de redirecionar recursos", disse Evaristo de MIranda, em nota (Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

Um grupo de trabalho propôs à equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro que os temas ligados ao meio ambiente sejam tratados com “transversalidade” nos ministérios do novo governo. A equipe foi coordenada pelo chefe geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, que chegou a ser convidado para ocupar o Ministério do Meio Ambiente, mas recusou.

Em comunicado divulgado nesta semana, Miranda disse que o trabalho do seu grupo foi encerrado no último dia 5 de dezembro. Sem dar mais detalhes, ele explicou que foi feito um diagnóstico do que chamou de problemas estruturais do Ministério do Meio Ambiente.

“Estudamos meios e opções de redirecionar recursos financeiros e humanos do ministério e colocamos um plano de trabalho à disposição do futuro governo. Propusemos mais transversalidade dos assuntos ambientais nos demais ministérios com os quais há interface”, disse Miranda, na nota.

+ "É preciso ter muito equilíbrio no que se fala", diz Tereza Cristina
+ Está difícil escolher o ministro do Meio Ambiente, diz Bolsonaro

Sobre a sua recusa de aceitar o convite para ser o novo ministro do Meio Ambiente, Evaristo de Miranda disse entender que seu trabalho seria mais útil à frente da Embrapa Territorial. E que, do seu atual posto, está comprometido a assessorar vários ministérios, como Agricultura, Casa Civil, Relações Exteriores, Ciência e Tecnologia, além do próprio Meio Ambiente.

Ele afirmou ainda acreditar que o futuro ministro, ainda por ser escolhido, será uma pessoa qualificada para as tarefas urgentes da pasta do Meio Ambiente.

“Eliminar desvios e duplicidades de função, reencaminhar os recursos das atividades meio para atividades-fim e focar em políticas para promover efetivamente a conservação da nossa biodiversidade, a proteção de nossos recursos naturais e a sustentabilidade para todos, sem atentar contra o desenvolvimento e a soberania nacional”, disse.

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply