Skip to main content

Os coqueirais da Fazenda Obrigado na Bahia (Foto: Fernando Martinho/Ed. Globo)

 

_O coco baiano é sustentável. Ao menos as volumosas safras do fruto que saem das fazendas do Grupo Aurantiaca, detentor da marca de água de coco Obrigado, que desenvolveu um sistema tecnológico, inteligente, econômico e integrado com a criação de abelhas.

A fazenda ficou na 2ª colocação como a mais sustentável do Brasil. A cerimônia de premiação ocorreu em São Paulo, na noite desta terça-feira (04/12). "Quero parabenizar toda a nossa equipe, que trabalha diariamente para produzir com respeito ao meio ambiente. Os reflexos desse prêmio vão além deste evento, mexem com o dia a dia de muitos produtores e faz as pessoas pensarem e produzirem mais com sustentabilidade", disse Luis Carlos dos Santos, diretor da fazenda ao receber o troféu.

Com duas fazendas localizadas na Linha Verde, entre as praias do Forte e Mangue Seco, que somam 6.680 hectares, a Obrigado utilizou, em 2018, 1.700 hectares para cultivar e produzir 33 milhões de frutos das variedades anão, híbrido e gigante. 

+ Como mensurar o impacto ambiental de sua fazenda
+ Conheça os finalistas do Prêmio Fazenda Sustentável 2018

+ Fazenda Palmito, 3ª colocada no Prêmio Fazenda Sustentável
+ Sítio do Moinho, campeão do 5º Prêmio Fazenda Sustentável

O projeto de integração de coco e apicultura já era um sonho antigo dos gestores das fazendas. “As abelhas contribuíram muito, a partir deste ano, para elevar a produtividade, mas todo o cuidado que já vinha sendo feito em cada coqueiro, cada área, é o responsável pelos números elevados", destaca Roberto Lessa, CEO do Grupo Aurantiaca.

Além de água de coco, mel e própolis, o grupo mantém uma unidade de reaproveitamento da casca do coco para produzir mantas ecológicas (biomantas) destinadas ao setor de infraestrutura e mineração. Tornando-se, assim, a segunda colocada no 5º Prêmio Fazenda Sustentável, entregue pela Revista Globo Rural, nesta terça-feira (4/12) em São Paulo (SP). Conheça a propriedade no vídeo abaixo ou assista no YouTube. 

 

Siga a Globo Rural no Instagram

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

 
Source: Rural

Leave a Reply