Skip to main content

Especialistas discutem o Programa de Eficiência da Carcaça (Foto: Sebastião Nascimento/Ed. Globo)

Um programa inédito foi lançado nesta terça-feira (27/11), em São Paulo. E arrojado também. O Frigorífico Minerva, líder em exportação de carne bovina da América do Sul, e a Phibro Animal, especializada em nutrição e saúde, idealizaram e agora começam a colocar em prática o Programa de Eficiência de Carcaça (PEC), cujo foco é produzir hoje o bovino de amanhã em termos de precocidade, acabamento de gordura, carcaça uniforme, peso ideal ao abate e qualidade e sabor da carne. O foco é também na regularidade da oferta de boi.
A base produtiva do trabalho é o conceito do Boi 7.7.7, experiência de êxito que determina que o bovino no desmame tenha 7 arrobas, na recria 7 arrobas e na terminação 7 arrobas. Assim, ele é abatido com 21 arrobas aos 24 meses de idade.

Siga a Globo Rural no Instagram

O 7.7.7 é um parâmetro, explica o pesquisador Flavio Dutra de Rezende, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão responsável pelas pesquisas. Rezende foi um dos que saíram pelas fazendas instruindo os pecuaristas para o 7.7.7. Ele informa que para o PEC, especificamente, serão ainda definidos os critérios. É que o sistema de produção é bastante heterogêneo nesse imenso país.

A experiência começa no próximo ano. Irá de março a agosto e os pecuaristas já estão convidados a participar. “Em seu primeiro ano, o PEC será um grande laboratório para nos ajudar a identificar os melhores perfis de carcaça e os resultados que trazem para o sistema como um todo”, afirma Maurício Graziani, presidente da Phibro Animal.

+ Ciência brasileira decifra genes da qualidade da carne
+ Feira em São Paulo avalia o comportamento da pecuária de corte neste ano

Segundo ele, a proposta é trabalhar a disseminação de conhecimentos e reconhecimento e divulgação das melhores práticas e dos resultados efetivos nas fazendas junto aos pecuaristas. “O processo contribuirá para o aumento da produtividade e melhoria da qualidade das carcaças, o que é meta de todos os pecuaristas. Eles terão ganhos econômicos,” adianta Graziani.

Graziani ressalta ainda a importância da integração dos vários elos da cadeia produtiva – pecuaristas, frigoríficos e indústria de insumos e pesquisa.

Vários dos presentes, como o executivo da Minerva Foods, Luiz Ricardo Luz, avaliam que todo o setor da carne bovina foi se profissionalizando e a parceria lançada consolida esse avanço expressivo.

O Brasil é hoje o maior exportador mundial de carne. Em 2017, o país faturou US$ 6,28 bilhões. Em 2017, a fatura foi de US$ 5,5 bilhões.

Está previsto aumento nas exportações em 2019.

+ Abate de bois sobe neste ano. Vendas de sêmen também

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply