Skip to main content

Lepiota agaricales (Foto: The High Fin Sperm Whale/Wikimedia Commons)

 

Tenho em minha horta esse cogumelo. Será que é venenoso?
Amarilia Correa de Souza, via Facebook
 

 (Foto: Amarilia Correa/Arquivo Pessoal)

É provável que trate-se do fungo lepiota da espécie Agaricales. O consumo deve ser evitado, pois pertence a um grupo de cogumelos que contêm amanitinas, substância altamente tóxica. A recomendação é nunca comer cogumelos sem identificação, pois pode causar desde uma simples experiência de sabor desagradável até mesmo ser letal. Hoje, no Brasil, a fungicultura comercial está em franco crescimento e já é possível encontrar em lojas do varejo alimentício cogumelos especiais e exóticos, que são saborosos e seguros para comer.

Leia também: 
>> Cogumelo: saiba o melhor galpão para produção
>> No reino dos cogumelos: conheça tipos exóticos e produtores
>> Como plantar cogumelo

CONSULTOR: DANIEL GOMES, pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Estrada Vicinal Nelson Taufic, Km 03, Caixa Postal 01, Monte Alegre do Sul (SP), CEP 13910-000, tel. (19) 3899-1022/1311/1286, daniel.gomes@apta.sp.gov.br

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply