Skip to main content

No mercado interno, o consumo de café solúvel tem permanecido estável em 22 mil toneladas nos últimos anos (Foto: Fabiano Accorsi/Ed. Globo)

 

_ As exportações brasileiras de café solúvel devem superar 80 mil toneladas ao fim de 2018, leve crescimento sobre as 79,7 mil toneladas embarcadas ao exterior no ano passado, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), Pedro Guimarães. O número representa 80% da produção total de café solúvel do Brasil, projetada em 102 mil toneladas considerando o consumo interno, estável em 22 mil toneladas. No acumulado de janeiro a outubro, o país exportou 69,3 mil toneladas, segundo dados da Abics.

Para 2019, Guimarães prevê incremento de 5% nas vendas externas do produto, para 84 mil toneladas. "O Brasil terá competitividade no mercado externo, com a grande oferta de (café da variedade) conilon. Além disso, o avanço será possível pelos investimentos realizados nos últimos anos pela indústria em aumento da capacidade e em tecnologias voltadas a ganhos de eficiência e qualidade" disse Guimarães, nos bastidores do 26º Encontro Nacional das Indústrias de Café (26º Encafé), promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) em Punta del Este, no Uruguai.

+ Saca de café de MG é vendida por R$ 19 mil em leilão de prêmio
+ Quem desmata a Amazônia são "bandidos da floresta, não o produtor", diz Tereza Cristina

No mercado interno, o consumo de café solúvel tem permanecido estável em 22 mil toneladas nos últimos anos e não há previsão de mudanças neste quadro ao menos pelos próximos quatro ou cinco anos, de acordo com o presidente da Abics. No domingo à noite, a entidade firmou um termo de cooperação com a Abic, com o objetivo de fomentar o mercado doméstico do produto. "Estamos bastante dedicados a desenvolver este mercado. Queremos popularizar o consumo do produto, divulgar suas variações e o sabor do produto por meio de ações como a participação em eventos como este", disse Guimarães. 

Siga a Globo Rural no Instagram

Curte o conteúdo da Globo Rural? Ele também está no Globo Mais. Nesse aplicativo você tem acesso a um conteúdo exclusivo e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.
Source: Rural

Leave a Reply