Skip to main content

A contenção adequada do animal também é necessária (Foto: Wikimedia Commons)

 

_O que se deve fazer quando as castanhas entre as pernas da frente do cavalo crescem muito?
Alex Lima, via Facebook
 

Cavalo de Alex Lima (Foto: Alex Lima/Arquivo Pessoal)

Castanhas das pernas do cavalo, que crescem além do normal, podem ser aparadas com uso de torque ou canivete, dependendo do quanto duras elas se apresentarem. O procedimento exige alguns cuidados que o produtor não pode deixar de adotar. A contenção adequada do animal é um deles, a fim de oferecer segurança ao cavalo e ao criador. Faça o corte delicadamente para não provocar sangramento. Também é necessário realizar limpeza e desinfecção da área das castanhas desbastadas com iodofor ou tintura de iodo. Por fim, mantenha em dia a aplicação da vacina antitetânica, de acordo com o programa indicado para equinos, que pode ser orientado por um médico veterinário.

Leia também: 
>> Cavalos: veja como cuidar dos ferimentos
>> Líquido nos jarretes dos cavalos: o que pode ser?

CONSULTORA: RAQUEL SOARES JULIANO, pesquisadora de sanidade animal e conservação in situ de RGA da Embrapa Pantanal, Rua 21 de Setembro, 1880, Caixa Postal 109, CEP 79320-900, Corumbá (MS), tel. (67) 3234-5800, www.embrapa.br/fale-conosco

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply