Skip to main content

"O presidente eleito ganhou um mandato nas eleições para montar o plano", diz o consultor André Perfeito (Foto: Emiliano Capozoli/Ed. Globo)

O engenheiro agrônomo André Pessôa, presidente da Agroconsult, afirmou que a fusão do Ministério da Agricultura com o Meio Ambiente, que está em estudos pela equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro, em tese não teria restrição, mas acha que “na prática não é a hora”.

Na avaliação do consultor, especialista em agronegócio, o mais importante é que o novo governo elabore um plano de desenvolvimento sustentável, a partir do qual serão definidas as políticas para o desenvolvimento sustentável do país, conciliando a exploração dos recursos naturais e com a preservação do meio ambiente. Ele cita como exemplo a necessidade criação dos instrumentos de compliance.

Pessôa diz que a estrutura vai funcionar bem, independente do ministério em que estiver, se houver um plano de governo e políticas públicas claras para o desenvolvimento responsável e sustentável do país. “O presente eleito ganhou um mandato nas eleições para montar o plano”, afirmou.

Leia também
>>> Brasil entra na era do agroambientalismo, diz Xico Graziano
>>> Maggi lamenta decisão de Bolsonaro de fundir Agricultura e Meio Ambiente
>>> “Não é fusão, mas sim a extinção do ministério do Meio Ambiente”

Ao avaliar a proposta de fusão como está sendo discutida, o consultor lembrou que existe uma série de assuntos do Ministério do Meio Ambiente que não estão relacionados à questão agrícola, como poluição urbana, licenciamento de indústrias, exploração de petróleo e mineração.

Ele observa que o Ministério da Agricultura tem escassez de gente preparada para avaliar e acompanhar todos os assuntos relacionados ao desenvolvimento sustentável. “A realocação de pessoas pode ocorrer, mas o mais importante não é a estrutura e sim o que efetivamente está sendo feito na prática em termos de política pública.

Em relação ida do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) para o supermistério da Economia, André Pessôa afirmou que a mudança pode até ser benéfica no caso das políticas voltadas para o setor sucroenergético e papel/celulose. Estes dois setores estão sob a guarda do MDIC. “Deve até ser boa a mudança, porque este dois setores ficaram mais próximos do dinheiro.”

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.

 
Source: Rural

Leave a Reply