Skip to main content

De fácil cultivo, orquídea possui flores globulares verdes e amarelas (Foto: Flickr/Alex Popvkin/Creative Commons)

 

Queria saber que tipo de orquídea é essa?
Deovani Marrani, via Facebook

Oquídea de Deovani
(Foto: Deovani Marrani/Arquivo Pessoal)

A orquídea Catasetum luridum é uma planta brasileira encontrada em matas do litoral da Bahia até o Rio de Janeiro. De fácil cultivo, possui flores globulares verdes e amarelas, sendo alguns exemplares ponteados de vermelho tanto do lado interno quanto externo. Vale ressaltar que pode ser confundida com as orquídeas Catasetum globiferum e Catasetum purum, devido à semelhança entre elas. Este grupo de espécies raramente tem flores hermafroditas – com os dois sexos. Frequentemente, as plantas apresentam hastes femininas ou masculinas, que são sempre mais bonitas, mas podem ter vida mais curta, pois fenecem assim que perdem o pólen.

Leia também: 
>> Como plantar orquídea
>> GR Responde: Como tratar ataque de fungo em orquídeas?

CONSULTOR: NELSON BARBOSA MACHADO NETO, professor doutor da área de domesticação e melhoramento de plantas da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Campus II, Bloco B2, sala 201, Rod. Raposo Tavares, km 572, Limoeiro, CEP 19067-175, Presidente Prudente (SP), tel. (18) 3229-2000, nbmneto@unoeste.br

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply