Skip to main content

Araucária pode ficar prejudicada com o ataque do inseto (Foto: Haroldo Kalleder/Wikimedia Commons)

 

 

Segundo meus vizinhos, pode ser broca o inseto que está causando o esfarelamento da base das araucárias. Como salvar as árvores?
Ivo Marcelo Gavlak, via Facebook
 

Broca na araucária pode ser combatida com truque (Foto: Ivo Marcelo/Arquivo Pessoal)

Parece mesmo tratar-se de ataque de broca na planta. O controle pode ser realizado com a aplicação de inseticidas organofosforados na área danificada. Na fase larval da broca, que ocorre entre os meses de março e setembro, recomenda-se introduzir um arame grosso nos orifícios produzidos pela praga para esmagar as larvas existentes. Como os insetos adultos aparecem no quadrimestre novembro-fevereiro, instale armadilhas na árvore ou nas proximidades durante esse período. Uma sugestão ecológica e de baixo custo é colocar suco de fruta fermentado no fundo de garrafas PET de 2 litros, com abertura lateral, para atrair os insetos.

Leia também: 
>> Como combater a larva da broca-da-bananeira
>> As cinco maiores árvores brasileiras
>> Saiba como resolver o problema com a broca do fruto do abacateiro

CONSULTOR: SINVAL SILVEIRA NETO, engenheiro agrônomo, professor do departamento de entomologia e acarologia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), Rua José Pinto de Almeida, 158, CEP 13416-700, Piracicaba (SP), sinvalneto@usp.br

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora o Globo Mais e acesse todo o conteúdo do site, da revista e outras publicações impressas do Grupo Globo no seu celular.
Source: Rural

Leave a Reply