Skip to main content

O Programa da Produção Integrada tem a aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Inmetro (Foto: Robispierre Giuliani / Ed. Globo)

Após nove anos de adaptação, a Vinícola Ravanello, de Gramado (RS), tornou-se a primeira vinícola brasileira a receber o selo de produção integrada nos rótulos de suas garrafas. Essa certificação em seus produtos reflete investimentos nas áreas ambientais e na qualidade de produção. Com ajuda de técnicos e biólogos, a Ravanello conseguiu reduzir em 30% a quantidade de agrotóxicos aplicados nos parreirais, bem como realizou ações de manejo de pragas e tratamento do esgoto da fazenda.

Os vinhos Chardonnay e um assemblage de Merlot e Cabernet Sauvignon, da safra 2017/2018, receberão o certificado e a autorização do Instituto de Avaliação da Qualidade de Produtos da Cadeia Agro Alimentar (Certifica) para a impressão de selos para essas garrafas. O Programa da Produção Integrada tem a aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“A Produção Integrada é a consolidação do melhor conhecimento agronômico disponível, que permite uma produção ambientalmente sustentável. Ao cumprir a normativa, os agricultores poderão certificar seus vinhos e usar o selo Brasil Certificado, diferenciando o produto no mercado”, diz Samar Velho da Silveira, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho no Rio Grande do Sul. “Atualmente, o consumidor brasileiro ainda não reconhece a certificação de Produção Integrada como um diferencial, mas é uma questão de conscientização e de tempo.”

Essa certificação também leva em conta aspectos sociais da produção, como a saúde do trabalhador rural, garantia que não haja mão de obra infantil na produção e o treinamento dos trabalhadores. Segundo Silveira, o resultado desse processo é a fabricação de um produto com selo de qualidade que garante seu acesso a mercados exigentes. Dentro dessa perspectiva, a vinícola poderá inserir um QR Code nos rótulos, que poderá apresentar ao consumidor todas as informações referentes ao Selo de Produção Integrada.

Normélio Ravanello, dono da vinícola, diz que a conquista do selo é resultado de um planejamento de longo prazo, que nasceu com o intuito de produzir de forma sustentável. “O selo simboliza o respeito da nossa empresa ao meio ambiente e à saúde das pessoas, por meio da cultura do vinho”, diz o produtor, que em novembro comemorará dez anos do empreendimento. “Sempre quis fazer o melhor dentro [do setor] de uva e vinho, essa é a razão do meu projeto.”

>> Com colheita avançada, Miolo prevê melhor safra de uva da década

Gosta das matérias da Globo Rural? Então baixe agora nosso aplicativo e receba alertas de notícias no seu celular, além de acessar todo o conteúdo do site e da revista. E se você quiser ler todas as publicações da Globo, baixe agora o Globo Mais.
Source: Rural

Leave a Reply