Skip to main content

(Foto: Unsplash/Creative Commons)

 

Entre os pés de acerola, limão, laranja, mamão, pitanga, jabuticaba e outros, que plantei em um terreno, não sei qual é o tipo de uma laranjeira, cujos frutos continuam verdes quando amadurecem, têm muito caldo e são mais doces que a variedade lima. Na última safra, porém, as laranjas ficaram secas e com manchas marrons na casca. O que será?

Imagem da laranja com ressecamento (Foto: Luciene Rocha)

Luciene Rocha, de Serra (ES)

É provável que trata-se da variedade lima verde, mas para identificar o problema na fruteira é preciso analisar imagens das lesões. Contudo, se houve surgimento de danos nos frutos com ressecamento, pode ter diversas origens: leprose, doença causada por vírus; pinta preta, que é provocada por fungo; ou cancro cítrico, cuja incidência se dá pela presença de bactéria. Recomenda-se solicitar a análise de um engenheiro agrônomo da região, profissional que tem condições para realizar um diagnóstico mais preciso da enfermidade que está atacando a planta.

CONSULTOR: MARCOS ANTONIO MACHADO, pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), de Campinas, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Source: Rural

Leave a Reply