Skip to main content

A costa leste da região Nordeste volta a ficar em estado de atenção até o fim da semana para possíveis temporais. Um novo episódio de ondas de leste e a entrada constante de umidade vão provocar chuva frequente entre Alagoas e o leste do Rio Grande do Norte até o próximo sábado (2/7). De acordo com a Climatempo, os maiores volumes acumulados serão observados entre Maceió (AL) e o litoral da Paraíba.

LEIA TAMBÉM: Como será o inverno em 2022: saiba a previsão para todo o Brasil

Outro episódio de ondas de leste vai causar chuvas intensas no Nordeste brasileiro (Foto: Unsplash/Reprodução)

 

As fortes chuvas previstas podem provocar a interrupção do fornecimento de energia e também causar deslizamentos de terra. Outro problema para as áreas atingidas deve ser a geração de energia eólica que pode ser prejudicada devido a atuação dos fortes ventos.

Nas demais áreas, exceto o Sul, uma grande massa de ar seco predomina e mantém a maior parte do país com pouca nebulosidade e baixos índices de umidade relativa do ar. "Esta massa de ar seco tem impedido a entrada do ar frio sobre o interior do país nos últimos dias", alerta a Climatempo.

saiba mais

Climatempo alerta para risco de queimadas na Amazônia e Pantanal

 

No Sul, uma nova frente fria que se se formou entre o Brasil, a Argentina e o Uruguai avançou com nuvens carregadas em direção aos estados de Santa Catarina e Paraná. Ainda sim, a maior parte da chuva vai cair sobre o Rio Grande do Sul. A chuva mais forte deve ficar na fronteira com o Uruguai, diz a Climatempo.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Nesta quarta-feira (29/6), a frente fria se desloca para o Sudeste e derruba as temperaturas nos estados da região, perdendo forças no Sul. "No Sul do país, a quarta-feira já será com sol, muita nebulosidade e queda de temperatura ao longo do dia. Só há previsão de alguma chuva para o leste do Paraná e Leste de Santa Catarina", informa o boletim. Porém, o frio aumenta na quinta-feira (30/6) e há previsão de geada em áreas de serra no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Nova frente fria no início de julho

Na sexta-feira (1/7), algumas áreas de instabilidade provocam chuva no centro-sul gaúcho, e no sábado (2/7), o tempo vira de vez. A nebulosidade e a chuva se espalham por todo estado, além da serra e litoral de Santa Catarina, que se manterão com tempo extremamente instável.

A massa de ar frio de origem polar que vem junto com essa frente fria terá intensidade moderada, e de acordo com a Climatempo, mesmo com as temperaturas caindo, ainda não será uma nova onda de frio intenso como vimos em maio.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply