Skip to main content

Confira os destaques desta terça-feira (28/6)

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

Como é ser LGBTQIA+ no agro

A cena foi vista por milhões de brasileiros que acompanham a novela de maior sucesso no país atualmente. Ao chegar na fazenda de seu pai em Pantanal, Jove, interpretado por Jesuíta Barbosa, tem sua sexualidade questionada ao apresentar comportamentos considerados pouco viris, como não comer carne, não andar a cavalo ou não revidar aos socos as provocações de Alcides, peão interpretado por Juliano Cazarré. Em uma das cenas, o personagem Tenório, interpretado por Murilo Benício, dispara: “Pode ser até que ele não seja, mas que leva jeito leva”. Os questionamentos sobre a masculinidade de Jove, que sequer é um personagem gay, aconteceram na ficção, mas retratam a realidade de milhares de pessoas LGBT’s que vivem no campo ou trabalham diretamente com atividades rurais.

Casal Felipe Andrade Vieira Maciel e Philipp Uhl decidiu deixar a cidade em viver no campo durante a pandemia (Foto: Arquivo Pessoal)

Lavouras de soja e milho dos EUA

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) cortou a avaliação de qualidade do milho do país para 67% em condição boa a excelente, conforme relatório semanal de progresso da safra, queda de 3 pontos percentuais em relação à semana passada e abaixo da média das estimativas vistas em uma pesquisa da Reuters. O USDA também reduziu sua classificação de safra de soja nos EUA em 3 pontos percentuais para 65% entre bom e excelente. Os analistas, em média, esperavam que o USDA mantivesse sua classificação de soja em 68%, com estimativas variando de 66% a 70% em bom a excelente.

Grãos de milho em fazenda de Illinois, EUA (Foto: REUTERS/Daniel Acker)

Indústria de carne

No início do mês de junho, enquanto fiscais federais agropecuários anunciavam a realização de uma greve, em protesto contra a atual situação da categoria, a indústria de carnes entrava em contato com o governo para pedir "medidas", sob a alegação de que uma paralisação poderia trazer prejuízos econômicos ao país. Um ofício foi enviado ao Ministério da Agricultura no dia 9 de junho pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne Bovina (Abiec) no dia 9 de junho. No dia 14 de junho, horas depois do início, a manifestação dos fiscais foi suspensa por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Carne bovina (Foto: REUTERS/Paulo Whitaker)

Preço do leite

Os preços pagos aos produtores brasileiros de leite, que subiram em 14,5% desde janeiro deste ano, devem continuar em alta, segundo pesquisas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA-Esalq/USP). Esse movimento reflete a redução no volume de produção no Brasil que já vem sendo registrada ao longo do último ano. A produção está diminuindo justamente porque os preços não estão acompanhando a alta dos custos. Com a queda na safra, a perspectiva é de que os preços pagos aos produtores continuem subindo nos próximos meses. Isso também acontece agora, por ser período de entressafra do leite – que normalmente ocorre entre o outono e o inverno -, quando o tempo fica muito seco e há prejuízos na qualidade das pastagens usadas para alimentação dos animais. 

Produção leite (Foto: Getty Images)

 

Irã quer entrar para o Brics

O Irã quer se tornar membro do grupo de economias emergentes conhecido como Brics. Segundo o Ministério das Relações Exteriores do país, a adesão ao bloco, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, "resultaria em valores agregados para ambos os lados". A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que a Argentina também se candidatou para fazer parte do grupo. Autoridades argentinas não puderam ser contactadas de imediato para comentar. O presidente da Argentina, Alberto Fernández, que está atualmente na Europa, reiterou nos últimos dias seu desejo de que a Argentina se junte ao Brics. "Enquanto a Casa Branca pensava sobre o que mais poderia desligar, proibir ou estragar no mundo, a Argentina e o Irã se candidataram para entrar no Brics", disse Zakharova no aplicativo de mensagens Telegram.

O BRICS é um grupo de países emergentes que tem como objetivo fortalecer as economias dos países, além de estabelecer cooperação nas áreas técnica, científica, cultural e no setor acadêmico (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Previsão da safra de algodão

O Brasil deve produzir na safra 2021/22, que está sendo colhida, 2,6 milhões de toneladas de algodão, disse o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Júlio Cézar Busato, em evento do setor realizado na Bahia e transmitido pela internet. Para a safra 2022/23, que será plantada no fim do ano, a perspectiva é de redução de área, mas Busato não estimou de quanto. "Os insumos subiram assustadoramente. Estive conversando com produtores e associações estaduais, e o Brasil talvez diminua a sua área, mas muito pouco. Estamos mais preocupados em produzir algodão para manter o mercado que conquistamos e não deixar nossos clientes sem o algodão brasileiro."

Algodão (Foto: Ernesto de Souza/ Ed. Globo)

Banana Blue Java

A banana azul vem fazendo sucesso pela cor azulada da casca antes de ficar madura. Ela também é conhecida por Blue Java (nas Ilhas Fiji), banana-sorvete (no Havaí e na Flórida) ou Ney Mannan (Índia). Natural do sudeste asiático, a fruta também é amplamente cultivada no Havaí e em alguns países da América Latina. Mas ainda é rara de ser encontrada no Brasil.  Como o nome sugere, a Blue Java tem uma coloração levemente azul-prateada, podendo também ser confundida com verde, quando ainda não está madura. Essa cor ocorre por causa do seu revestimento natural de cera. Ela cresce em bananeiras com 4,5 metros a 6 metros de altura. O fruto tem um tamanho entre 18 e 23 centímetros de comprimento, mas é mais espesso quando comparado às outras bananas.

Antes de ficar madura, a casca da fruta adquire uma coloração azul-prateada por causa do revestimento natural de cera (Foto: Mike Wang/International Banana Society)

 

 
Source: Rural

Leave a Reply