Skip to main content

O inverno no Brasil começa no momento que os produtores rurais estão colhendo a segunda safra de milho. Maior que a de verão, a safra é estimada em mais de 80 milhões de toneladas. Esse volume está saindo do campo em ritmo acelerado, segundo levantamento da consultoria AgRural divulgado nessa segunda-feira (20/6).

LEIA TAMBÉM: Como o etanol pode favorecer uso de carro híbrido? Especialistas discutem

Lavoura de milho afetada por seca (Foto: Reuters)

 

Cerca de 11% da área plantada na região Centro-Sul já foi colhida, um índice bastante à frente dos 2,8% alcançados nessa mesma época no ano passado. Se a previsão do tempo se confirmar e não houver chuvas a curto prazo, tudo indica que o ritmo de coleta deve continuar acelerado nas regiões produtoras de milho do Brasil.

Por outro lado, muitas áreas que sofreram com seca não tem mais a possibilidade de reversão do quadro, especialmente no Mato Grosso. Em algumas outras regiões do estado, onde foi plantado algodão, as plantações já estavam prontas para a colheita, mas, por causa de chuvas recentes, houve prejuízo na qualidade da pluma e atraso nas atividades de coleta, uma vez que as precipitações impedem as máquinas de entrar nos campos.

À princípio, essa situação do algodão mato-grossense parece ser pontual e não deve prejudicar a safra de mais de 2 milhões de toneladas previstas para o estado neste ano, segundo projeção do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

saiba mais

Reajuste da Petrobras pode neutralizar mudança no ICMS dos combustíveis, avalia consultor

Plantio da safra de milho avança nos Estados Unidos

 

Estados Unidos

Enquanto isso, no hemisfério norte, os produtores americanos, que acabaram de plantar a nova safra de milho e estão terminando o plantio de soja, seguem vulneráveis ao clima, expostos aos riscos e com muito chão ainda pela frente. É o que aponta o relatório de condições das lavouras, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A maior parte da área plantada de soja e milho ainda está em boas ou excelentes condições, mas, com uma onda de calor prevista e poucas chuvas no radar, isso pode prejudicar o potencial de safra e mexer com os preços no mercado. Além disso, a disparada recente do dólar também influencia os preços de grãos no Brasil e em todo o mundo.

Ouça o CBN Agro, de segunda a sexta-feira, às 5h45, no CBN Primeiras Notícias, e às terças-feiras, às 13h25, no CBN Brasil.

Source: Rural

Leave a Reply