Skip to main content

A diretora-geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala, expressou um otimismo cauteloso neste domingo de que mais de 100 ministros do Comércio reunidos em Genebra alcançarão um ou dois acordos globais nesta semana, mas alertou que o caminho será turbulento e com obstáculos. A diretora-geral disse que o mundo mudou desde a última conferência de ministros da OMC, há quase cinco anos.

LEIA TAMBÉM: Governo libera operações do Plano Safra 21/22

"Eu queria poder dizer que para melhor. Certamente se tornou mais complicado", disse ela em coletiva de imprensa antes da reunião de 12 a 15 de junho, listando a pandemia de Covid-19, a guerra na Ucrânia e as amplas crises de alimentos e energia como partes de uma "policrise".

Em discurso a ministros na abertura da conferência, a chefe da OMC pediu a ministros que "mostrem ao mundo que a OMC pode" assumir suas responsabilidades e alcançar acordos sobre temas como redução de subsídios à pesca, ampliação do acesso a vacinas contra Covid-19, segurança alimentar e definição de um rumo para a reforma da própria OMC.

saiba mais

Valor da Produção Agropecuária em 2022 é estimado em R$ 1,24 trilhão

 

"O que resta a ser decidido requer vontade política — e eu sei que vocês têm — para nos levar até a linha de chegada", disse ela, alertando que será um desafio.

Antes do início da conferência ministerial neste domingo, ela afirmou em entrevista coletiva que "mesmo chegando a um ou dois, não será um caminho fácil". "A estrada será acidentada e cheia de pedras. Pode haver uma mina terrestre ao longo do caminho", disse.

Organização Mundial do Comércio (Foto: REUTERS/Denis Balibouse)

 
Source: Rural

Leave a Reply