Skip to main content

As chuvas fortes que caem sobre o Nordeste brasileiro vão persistir até o fim de maio. O litoral segue em alerta para volumes elevados nos próximos dias e o risco de transtornos é iminente. "Muitas capitais e cidades que plantam cana-de-açúcar estão recebendo altíssimos volumes e a tendência é que elas persistam pelo menos até o final de semana", diz Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

LEIA TAMBÉM: Nova onda de frio chega em junho e chuva volta ao centro-sul

Chuva, nublado (Foto: Unsplash/Reprodução)

 

A sexta-feira (26) tem previsão de chuva forte, especialmente na faixa norte e leste do Nordeste, onde a persistência e o grande acumulado de chuva mantém os riscos para inundações e quedas de barreiras, informa a Climatempo. Entre o oeste da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão, o tempo segue firme.

A Defesa Civil de Alagoas deve decretar estado de emergência por causa das fortes chuvas que atingem a região desde o começo da semana. 95% dos municípios alagoanos estão em estado de atenção.

saiba mais

Atrasada, colheita de café do Brasil atinge 13% do total

 

De acordo com a Climatempo, há diversas vias alagadas, focos de enchentes e alto risco para inundações e deslizamentos, já que o solo está encharcado. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou que o mês de maio já acumula quase 400mm na capital Maceió, o que representa 28% acima da média climatológica para o mês.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Já Pernambuco registrou o acumulado para o mês inteiro de maio em cinco dias. "A situação de calamidade e destruição também assola o estado de Pernambuco, com chuvas persistentes e volumes que chamam atenção", informa o boletim climatológico da Climatempo. Em Recife, 93% das chuvas do mês também ocorreram em cinco dias.

Na Região Norte, as pancadas de chuva ocorrem, em geral, na parte da tarde e noite sobre o oeste e norte de Rondônia, no norte do Pará, no Acre, no Amapá, em Roraima e em quase todo o Amazonas.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply