Skip to main content

O preço médio do diesel nos postos de combustíveis do Brasil subiu 1,37% em maio até o dia 12, a 6,96 reais por litro, na comparação com o fechamento de abril, segundo levantamento da Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil. No mesmo período, o diesel tipo S-10 foi comercializado a uma média de 7,08 reais por litro, um acréscimo de 1,29%.

Os preços reagiram ao último reajuste implementado pela Petrobras nesta semana, disse a Ticket Log. Na terça-feira, a estatal aumentou o valor médio do diesel de 8,87% nas suas refinarias, com o combustível passando a valer 4,91 reais por litro.

LEIA TAMBÉM: Caminhoneiros criticam alta do diesel e ameaçam parar

Antes de passar a valer a alta, o diesel comum estava sendo comercializado nas bombas a uma média de 6,88 reais por litro, e o tipo S-10, a 7,02 reais, segundo o Índice de Preços Ticket Log (IPTL). "Com o reajuste nas refinarias, esses valores já avançaram nas bombas a 1,2% e 1,7% respectivamente, em poucos dias", disse em nota Douglas Pina, diretor-geral de Mainstream da Divisão de Frota e Mobilidade da Edenred Brasil.

A Petrobras tem afirmado que os preços praticados pela empresa são apenas uma parcela dos valores que chegam ao consumidor final, que sofrem impacto de custos e margens de distribuição e revenda, tributos como o estadual ICMS e da mistura obrigatória de biodiesel.

Segundo o IPTL, o preço do diesel caminha para a quinta alta consecutiva mensal desde dezembro, período em que as médias estavam em 5,61 reais para o diesel comum e 5,68 reais para o S-10.

saiba mais

Relação entre preço do combustível e lucro é insignificante, diz CEO da Petrobras

 

No recorte regional, o Nordeste comercializou o diesel comum pelo maior preço médio do país, a 7,16 reais por litro no início de maio, e teve a maior alta entre as regiões, de 2,79%. Já a menor média foi registrada nos postos do Sul, a 6,53 reais.

Tendência similar foi observada para o S-10, com valores mais baixos encontrados no Sul (6,61 reais). Já os maiores preços foram registrados no Norte (7,30 reais), embora a maior alta percentual tenha ocorrido nos postos do Nordeste (2,09%).

O IPTL é um índice de preços de combustíveis levantado com base nos abastecimentos realizados nos 21 mil postos credenciados da Ticket Log.

Disel chegou a ser comercializado a mais de R$ 7 o litro em alguns locais (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

 
Source: Rural

Leave a Reply