Skip to main content

As importações brasileiras de fertilizantes químicos alcançaram 2,08 milhões de toneladas no acumulado deste mês, e já superaram o volume total de 1,88 milhão adquirido pelo país em abril do ano passado, mostraram dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta segunda-feira (25/04).

Leia Também: Na Agrishow, Bolsonaro volta a defender mineração em terra indígena e liberação de armas

 

Fertilizantes (Foto: Reuters)

 

As entradas do produto acontecem após importadores anteciparem compras diante de preocupações com a escassez global do insumo e com uma disparada nos preços, em meio à guerra Ucrânia-Rússia e sanções contra Belarus.

A média diária de embarques passou de 94,19 mil toneladas em abril de 2021 para 149 mil toneladas ao dia até a quarta semana do mês.

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

Além disso, o valor médio dos adubos mais que dobrou, ao passar de 280,3 dólares por tonelada em abril de 2021 para 634,5 dólares neste mês, informou a Secex.

Ainda de acordo com o levantamento, a média diária de exportações de soja baixou para 590,7 mil toneladas, contra 805,7 mil no mesmo mês completo do ano passado, após uma quebra na safra do país e menor disponibilidade para embarques.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!
Source: Rural

Leave a Reply