Skip to main content

O heléboro negro (Helleborus nigra) ou rosa de natal é uma planta incomum no Brasil, mas que chama a atenção por suas características e história. Usada na Idade Média com fins medicinais, ela pode ser tóxica e deve ser manuseada com cuidado. Os heléboros pertencem à família Ranunculaceae, preferem regiões de climas mais frios e florescem no inverno. Eles podem ser cultivados em casa ou em viveiros, mas sempre com incidência de luz solar indireta. Conheça mais sobre a planta, suas características e lendas.

LEIA TAMBÉM: Zamioculca prefere pouca água e iluminação indireta; veja como cuidar

Heléboro Negro também pode ter pétalas pretas (Foto: Reprodução/Northwest Garden Nursery)

 

 

 

O heléboro com flores pretas é uma espécie híbrida

 

 

O nome pode confundir, mas trata-se de uma planta com flores de várias cores, sendo geralmente brancas ou rosadas. A nomenclatura Helleborus nigra se refere à maioria das espécies do heléboro e se dá em função das características dos rizomas da planta e não pela cor das pétalas. Apesar disso, a rosa de natal pode, sim, ser preta. Nesse caso, não recebe nenhum tipo de corante, é feita a partir do cruzamento entre duas variedades

O engenheiro agrônomo Maurício Andrião explica que a flor preta é, na verdade, um híbrido. “Os produtores pegam duas espécies diferentes e fazem o cruzamento através da hibridização. E assim surge uma grande variação de cores, a cor negra é uma delas”, esclarece. Para não correr o risco de confundir e conseguir comprar essas sementes hibridizadas, Maurício indica buscar pelo termo “Helleborus x hibridus Ballardis Black" .

Heléboros de diferentes cores no jardim Northwest Garden Nursery, EUA (Foto: Reprodução/ Northwest Garden Nursery)

 

▶️ Globo Rural está na Rádio CBN! Ouça o boletim de hoje

 

É uma planta fácil de manter

 

O heléboro não precisa de muita atenção para crescer. Além de preferir locais com pouca luz, por ser uma planta de sub-bosque, a rosa de natal gosta de receber água, mas sem excesso. Também não é muito sensível a pragas e a doenças.

“Em algumas espécies aparece um vírus específico que é transmitido pelo pulgão, mas é um problema que costuma ser mais encontrado por produtores e viveiristas. Dentro de casa, isso dificilmente vai acontecer. No geral, os cuidados básicos incluem controlar pragas rotineiras de jardim, regar e cuidar do solo”, aponta.

O heléboro ou rosa de natal é encontrado geralmente nas cores rosa ou branca (Foto: Wikimedia Commons/Christine Matthews )

 

Como plantar heléboro?

O heléboro se desenvolve melhor junto com outras plantas e árvores. A espécie é mais comum nas regiões da Europa Central. No Brasil, tende a ser encontrada com mais frequência no Sul, devido ao clima mais ameno. Além disso, a planta prefere ambientes zonas de sombra e meia sombra e solos calcários, ou seja, solos com PH menos ácido e mais neutro. Como é uma planta que floresce no inverno, o ideal é que o plantio seja feito na primavera ou no verão.

Existem duas formas de plantar o heléboro: por sementes ou pela divisão dos rizomas. Maurício Andrião destaca que as sementes devem ser cobertas por uma camada fina de areia ou terra e regadas de forma natural.

“Essa planta demora em torno de três anos para florescer. Se a pessoa preferir fazer a divisão dos rizomas, ela leva cerca de um ano para florescer novamente”, avalia.

Outra opção, segundo o engenheiro agrônomo, é comprar as sementes já plantadas em vasos por viveiristas, assim o comprador só vai precisar replantar em sua jardineira, em casa.

saiba mais

Zamioculca prefere pouca água e iluminação indireta; veja como cuidar

 

Como fazer mudas?

As mudas em casa devem ser feitas a partir de plantas saudáveis e com cuidado, pois é uma espécie delicada para essas ações. “Você vai fazer uma cova em volta e tentar tirar a planta com toda a raiz. Ou também pode ir tentando tirar a terra das raízes até chegar nos rizomas. Chegando nos rizomas, o ideal é cortar um pedaço e já plantar em outro vaso rapidamente, sem deixá-lo secar. Se deixar o rizoma em um canto por um ou dois dias, a planta não vai ter um vigor tão grande”, sugere. 

O engenheiro agrônomo acrescenta que há outro método para fazer mudas, que é o de micropropagação, feito em laboratórios. “A vantagem é a possibilidade de se fazer um clone. Em um híbrido, como é o caso da flor de cor preta, quando é feita divisão dos rizomas, você está criando uma  planta geneticamente igual à mãe de onde foi retirado o rizoma original”, complementa.

saiba mais

10 flores fáceis de plantar para começar seu canteiro

 

 Cuidados quanto ao consumo

 

 

 

Há milhares de anos, o heléboro já foi usado com fins medicinais. Mas seu consumo não é recomendado, na dose errada, a planta pode ser tóxica. “Não se recomenda fazer o uso da planta na medicina popular, porque ela tem elementos como veratrina, ciclopamina e teratógenos, que são substâncias químicas tóxicas”, alerta.

Durante muitos anos a planta foi usada como purgante e também para ajudar no controle de problemas do sistema nervoso, como histeria e fobias. “Além de aparecer na medicina popular histórica, também era um ativo de medicina alopática". 

Apesar disso, o profissional alerta: "trata-se de uma planta tóxica e as folhas podem irritar a pele. Por isso, é importante tomar cuidado, caso tenha cachorros e gatos em casa”, sugere.

Heléboro negro (Foto: Wikimedia Commons/Nzfauna )

 

Lendas e misticismo

 

 

O heléboro também é conhecido como rosa de natal por causa de uma lenda. Diz a história que os pastores de Belém haviam decidido levar presentes para Jesus. Apenas um não conseguiu encontrar nada digno do Salvador, então, chorou. No local onde suas lágrimas caíram, nasceu uma bela flor branca, a rosa de natal.

Historicamente, a rosa de natal também é uma planta muito envolvida em questões místicas. “Era utilizada por contra a magia negra pelas características dos seus rizomas. Também acreditava-se que espantava ‘mal olhado’ e faziam pequenos maços com os rizomas para bater no gado e evitar doenças”, conta.

Por ser uma planta tóxica e também usada como narcótico, também aparecia em feitiços. “Era muito usada por bruxos que diziam ficar invisíveis por causa da planta. Provavelmente era feita alguma infusão e a pessoa dormia e desaparecia. Mas tem muita história relacionando o heléboro com questões místicas”, conclui.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply