Skip to main content

A queda no preço do bezerro em meio a valorização da arroba bovina levou a relação de troca na reposição ao maior patamar desde março do ano passado, segundo alerta de mercado divulgado nesta quinta-feira (31/03) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

 (Foto: Ricardo Benichio)

 

Nos preços atuais levantados pelo Cepea, o pecuarista paulista precisa de 8,09 arrobas para a compra de um bezerro em Mato Grosso do Sul – número 4,85% abaixo da média histórica apurada pelo Centro de Estudos, de 7,71 arrobas. "Trata-se do momento mais favorável desde março de 2020, quando a relação de troca esteve em 8,9 arrobas", afirmam os pesquisadores.

saiba mais

China volta a suspender frigoríficos no Brasil e acende alerta no mercado de carne

 

Na parcial do mês de março, o indicador Cepea/B3 para o b oi godo acumula alta de 1,25% até o último dia 30/03, cotado a R$ 347,35. Já o indicador para o preço do bezerro em Mato Grosso do sul registrou queda de 1,09% no mesmo período, cotado a R$ 2.853,34 o animal. 

Segundo pesquisadores do Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), a desvalorização dos animais de reposição é reflexo da maior retenção de fêmeas que vinha acontecendo no país desde 2020 e que, este ano, está acarretando numa maior oferta de bezerros. 

saiba mais

Falta de fertilizante leva pecuarista a adubar menos a pastagem

 

Em outubro do ano passado, quando essa relação de troca atingiu o pior momento da série histórica ao produtor recriador, foram necessárias 10,27 arrobas para a aquisição de um bezerro, segundo números do Cepea.

 
Source: Rural

Leave a Reply