Skip to main content

Empresas de alimentos de várias partes do mundo apresentam suas novidades para o mercado na Gulfood 2022, considerada uma das principais feiras do setor de alimentos do mundo e também a principal exposição voltada para o mercado halal, de produtos feitos segundo as tradições islâmicas. O evento vai até 17 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes.

A edição deste ano é a 27ª da feira. De acordo com os organizadores, a expectativa é de receber representantes de empresas de cerca de 120 países. A Gulfood 2022 inclui uma programação voltada para a redução do desperdício de alimentos, experiências gastronômicas e com atenção também para as tendências e perspectivas para o comércio de alimentos via internet. Além de ser um espaço de negócios entre empresas e clientes.

LEIA TAMBÉM: Show Rural gerou R$ 3,2 bilhões em negócios, anuncia a Coopavel

Espaço dedicado à promoção da carne bovina brasileira em edição anterior na Gulfood (Foto: Divulgação/Abiec)

 

Entre os representantes brasileiros, a indústria de carnes planeja fazer uma série de ações de promoção de marcas e produtos para potenciais clientes não apenas do mundo árabe, mas de outras partes do mundo. No segmento de carne bovina, 22 empresas estarão representadas na Gulfood, em uma parceria da Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carne (Abiec) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

“É uma ótima oportunidade de reforçar para o mercado internacional que o produz uma carne que é segura do ponto de vista sanitário, produtiva do ponto de vista econômico e amplamente sustentável do ponto de vista ambiental”, analisa o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, em nota divulgada pela Associação.

As ações de promoção da carne bovina brasileira na Gulfood incluem a divulgação de ações de sustentabilidade na pecuária, além de churrasco para os visitantes. O mercado árabe está entre os principais para o setor. No ano passado, as exportações do produto nacional para os países se maioria muçulmana somaram 344,1 mil toneladas, com uma receita de US$ 1,4 bilhão. A participação foi de 19% no volume e de 16% no faturamento total.

saiba mais

Produtores retomam contato com indústria de máquinas no Show Rural

Presidente da Cotrijal fala em "retomada do otimismo" com a Expodireto 2022

 

O mercado árabe também está entre os mair importantes para a indústria de aves e suínos. A presença do segmento na feira, em Dubai, terá representações de 20 empresas, promovendo marcas e produtos brasileiros em frango, porco, ovos e pato. Estão previstos momentos de degustação de produtos, além de encontros de negócios, destacando atributos como qualidade, sanidade e sustentabilidade da avicultura e suinocultura.

"Embora focada no mercado halal, a feira é global e alcança clientes dos nossos setores em todo o mundo. Nesta edição, trabalharemos com um novo produto, a carne de pato, que reforçará a já consolidada participação das agroindústrias de aves e ovos em atributos que diferenciam o Brasil como líder mundial nas exportações avícolas”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin, em nota divulgada pela associação.

Mercado promissor

Certificadora de produtos brasileiros para o mercado halal, a Cdial Halal destaca que os países árabes vêm, há muito tempo, se mostrado um mercado promissor para as empresas nacionais. Dados do State of The Global Islamic Economy, citados pela Cdial, indicam que, até 2024, esse mercado deve movimentar algo em torno de US$ 5,74 trilhões.

Em comunicado, a certificadora destaca que cada vez mais companhias brasileiras estão olhando para o mercado halal. Tanto que, no ano passado, registrou um aumento de 53% nas certificações. O setor de carne domina, mas há uma diversificação, com maior presença, por exemplo, de empresas de alimentos industrializados, ressalta a Cdial Halal, em comunicado.

Leia mais sobre as feiras e eventos do setor agropecuário

"Somos líderes na exportação de carne de frango halal. Porém, as indústrias brasileiras de diversos setores têm enorme potencial para explorar esse mercado em ascensão, como fármacos, cosméticos, dentre outras. As portas desse mercado estão abertas”, explica o CEO da Cdial Halal, Ali Saifi.

Dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira apontam que as exportações brasileiras para os países árabes somaram em 2021 US$ 14,42 bilhões, alta de 26,15% em relação a 2020, o que representa o melhor resultado dos últimos oito anos.

Pós-Gulfood

Depois da Gulfood, está prevista a participação de empresas brasileiras na semana do agro sustentável, realizada pela Apex Brasil na Expo 2020, que também é realizada em Dubai, informa a Câmara de Comércio Árabe Brasileira (CCAB). De acordo com a entidade, a intenção é destacar a importância que a sustentabilidade vem ganhando no mercado árabe, além de estimular um diálogo mais consistente com esse público.

"A agenda da sustentabilidade está ganhando força na região, e há uma oportunidade para as empresas brasileiras se posicionarem nessa questão”, afirma Fernanda Baltazar, diretora de relações institucionais da entidade", em comunicado divulgado pela CCAB.

A executiva destaca também que, nos mercados árabes, os produtos brasileiros competem com itens da Europa, e da América do Norte, economicamente acessíveis à população geral e competitivos em relação à sustentabilidade. “A questão, novamente, é como as empresas brasileiras podem se diferenciar nesse mercado, e seu sucesso passa por ter marcas sustentavelmente fortes”, finaliza.
Source: Rural

Leave a Reply