Skip to main content

O preço do leite captado em dezembro do ano passado e pago aos produtores em janeiro recuou 0,6% em relação ao mês anterior, cotado a R$ 2,1093/litro na “Média Brasil” líquida calculada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). Pressionado pela demanda enfraquecida, o valor recuou 5,6% em relação ao mesmo período do ano passado e foi o menor desde março/21, em termos reais (deflação pelo IPCA de dez/21).

LEIA TAMBÉM: Setor de leite deve ter cautela em 2022, avalia Embrapa

A pesquisa Natália Grigol explica que, apesar de a queda de preços ao produtor ser típica nesta época do ano, “observa-se que o forte movimento de baixa (que ocorre desde setembro de 2021) não está atrelado a um excedente de oferta – como sazonalmente tende a ocorrer – mas, sim, à fragilidade da demanda por lácteos e à perda do poder de compra do brasileiro.”

Média Brasil em janeiro caiu 0,6%, de acordo com o Cepea (Foto: JM Alvarenga/Divulgação)

 

 

Segundo ela, os agentes consultados pelo Cepea relatam que, mesmo com o preço da matéria-prima mais baixo nos últimos meses, ainda é complicado para os laticínios realizarem o repasse dos custos de produção dos lácteos para o consumidor. “Com dificuldade em assegurar uma boa liquidez, a tendência entre dezembro e janeiro foi de aumento dos estoques de lácteos e de necessidade de diminuição no patamar das cotações negociadas com os canais de distribuição.”

saiba mais

Pressão nos custos faz produtores de leite desistirem da atividade

Procura por marcas de laticínios menores favorece fusões e aquisições em 2022

 

A pesquisa do Cepea, realizada em parceria com a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), que monitora as negociações entre indústria e atacado no Estado de São Paulo, mostrou que, em dezembro de 2021, houve bastante oscilação de preços, com tendência à queda. “Ainda assim, na média mensal, os preços do leite UHT e do leite em pó não recuaram: ficaram 1,1% e 0,8% acima da média de novembro, respectivamente. Contudo, no mercado da muçarela, o cenário foi mais complicado: houve queda de 5,7%, na mesma comparação.”

Natália Grigol observa que o enfraquecimento do consumo tem ditado o patamar dos preços na prateleira, o que vem sendo transmitido para o produtor no campo. Contudo, diz ela, as irregularidades nas chuvas e as ondas de calor têm impactado a qualidade da alimentação animal, ao mesmo tempo em que os preços dos insumos continuam corroendo a margem do produtor de leite.

Poder de compra

As pesquisas do Cepea constaram que em dezembro o poder de compra do pecuarista frente ao milho diminuiu em razão da valorização do grão no mercado interno e da queda no preço do leite no campo. Foram necessários 41,50 litros de leite para adquirir uma saca de 60 kg do cereal, ante os 38,52 litros registrados no mês anterior.

Ela ressalta também que os preços dos principais insumos da atividade pecuária foram afetados pelo movimento de alta global das commodities, principalmente do petróleo, que encareceu a produção, o transporte e a distribuição dos produtos. “Soma-se a esse contexto a persistente desvalorização do real frente às moedas estrangeiras, o que encarece ainda mais a importação das matérias-primas para suplementos minerais, adubos, agroquímicos e medicamentos.’

Nesse contexto, diz Natália Grigol, os investimentos na pecuária leiteira têm sido comprometidos, com perda no potencial produtivo do País. Assim, a oferta de leite seguiu enxuta no campo, e o Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L) registrou queda de 1,9% de novembro para dezembro.

LEITE CEPEA JAN 22 (Foto: )

 
Source: Rural

Leave a Reply