Skip to main content

 

Destaques do Dia (Foto: Estúdio de Criação)

 

xx

 

• Frente fria

Uma frente fria vinda do sul, combinada com o calor e ventos úmidos, tende a levar chuva, principalmente aos estados de Santa Catarina e São Paulo, além de áreas de produção agropecuária em outros estados do Brasil. De acordo com os meteorologistas, a tendência é de temporais em algumas áreas e volumes mais irregulares em outras, pelo menos até esta sexta-feira (29/1), podendo se intensificar na primeira semana de fevereiro.
 

Ameaça de chuva em lavoura de soja em Tocantínia (TO) 19/02/2018 (Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)

 

• Pagamento de seguro dispara

Pagamentos de seguros para fazendeiros que perderam suas plantações para secas e inundações mais do que triplicaram nos últimos 25 anos nos Estados Unidos. Assegurar os cultivos do país vai ficar mais caro para as empresas seguradoras, fazendeiras e contribuintes, enquanto as mudanças climáticas provocam mais eventos erráticos que atrapalham a produção agrícola.
 

Notas de dólares (Foto: Reuters//Yuriko Nakao)

 

• Auxílio emergencial

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil pediu auxílio para produtores rurais. Entre as reivindicações, estão parcelamento e prorrogação de financiamentos e criação de linhas de crédito especial. O texto endereçado à ministra Tereza Cristina propõe ações de caráter urgente para produtores prejudicados pelas secas no Sul, Sudeste e Centro Oeste e pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais.

 

• Segurança em frigoríficos

O Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins determinou, liminarmente, a suspensão de todos os processos de discussão sobre segurança do trabalho em frigoríficos e indústrias processadoras de carne. De acordo com a decisão, a revisão contestada atinge milhares de indígenas que atuam no setor e que não foram ouvidos no processo. O setor frigorífico é a atividade industrial que mais gera acidentes de trabalho no Brasil. Apesar da subnotificação, dados apontam que, entre 2016 e 2020, foram registrados 85.123 acidentes típicos e adoecimentos ocupacionais no setor, com 64 óbitos.
 

Frigoríficos (Foto: Getty Images)

 

• Maus-tratos

Após ser acionada para investigar a morte de três girafas em um resort safari de Mangaratiba (RJ), a Polícia Federal (PF) prendeu em flagrante dois homens, sob a acusação de maus-tratos, nesta quarta-feira (26/1). A ação foi acompanhada por servidores do Ibama, que constataram as más condições de manutenção e cuidado das 15 girafas. Os animais foram apreendidos e deixados aos cuidados do órgão federal.
 

Registro da situação das 15 girafas encontradas no safari em Mangaratiba (Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação Social da Polícia Federal)

 

• Taxas no milho

A Aprosoja Brasil manifestou-se, nesta quinta-feira (27/1), contrária a um projeto de lei que prevê a imposição de uma taxa de 15% sobre as exportações de milho do Brasil até o fim deste ano. Em nota, a entidade ressalta sua posição contrária a qualquer taxação de qualquer produto primário, especialmente soja e milho. De acordo com a entidade, deputada autora do texto desconsiderou aumento de custos e perdas sofridas com o clima nas lavouras
 

Descarregamento de milho  (Foto: REUTERS/Daniel Acker)

 

• Investimento no Agro

A participação cada vez maior do agronegócio na economia nacional tem se refletido no mercado financeiro. E o investidor tem várias opções para fazer do desempenho do agro uma oportunidade de ganho de capital. Entre as alternativas disponíveis estão: LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), Fiagro (Fundo de Investimento nas Cadeias Agropecuárias), Fundo de ações e Ações.
 

economia-mercado-bolsa (Foto: Reuters)

 

 

• Café e tecnologia

O avanço da tecnologia parece ocorrer de forma mais lenta na cafeicultura, em comparação com outros segmentos do agronegócio. Para aumentar o uso de tecnologias na produção de café, o estudo elenca três necessidades: elevar a conectividade no campo para permitir a transmissão de dados, uso de sensores e computadores de bordo; aumentar o acesso dos pequenos produtores a essas tecnologias, já que apenas 5% dos cafeicultores têm mais de 100 hectares; e capacitar os produtores para usar e reconhecer os benefícios do uso de novas tecnologias.

Café (Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr.)

 

 
Source: Rural

Leave a Reply