Skip to main content

Um estudo do banco holandês Rabobank aponta que, embora tenha melhorado nos últimos anos, o avanço das tecnologias parece ocorrer de forma mais lenta na cafeicultura, em comparação com outros segmentos do agronegócio. O texto cita que os cafeicultores já aplicam bem os conceitos de agricultura 2.0 e 3.0, entre eles agricultura de precisão, georreferenciamento e biotecnologia, mas têm desafios enormes para massificar o uso da agricultura 4.0, acessível atualmente apenas aos produtores de larga escala mais tecnificados, e ainda engatinha na 5.0, que inclui sistemas autônomos de decisão, inteligência artificial, robótica e biologia sintética.

LEIA TAMBÉM:  Mudanças climáticas influenciam demanda por cafés robusta e conilon

Colheita de café em São Paulo (Foto: Reuters)

 

Segundo Guilherme Morya, analista sênior do Rabobank, os cafeicultores brasileiros mais tecnificados já usam equipamentos para coletar e analisar informações de clima e solo, coletam imagens à distância por sensores para detectar dados como temperatura, distribuição de cores ou umidade do solo, fazem manejo de irrigação, usam drones e VANTs como ferramentas para o mapeamento e monitoramento de áreas e a telemetria para o acompanhamento de máquinas e suas operações em tempo real.

Mas, para elevar o uso de tecnologias na produção de café, o estudo elenca três necessidades: elevar a conectividade no campo para permitir a transmissão de dados, uso de sensores e computadores de bordo; aumentar o acesso dos pequenos produtores a essas tecnologias, já que apenas 5% dos cafeicultores têm mais de 100 hectares; e capacitar os produtores para usar e reconhecer os benefícios do uso de novas tecnologias.

saiba mais

Número de brasileiros que optam por marcas baratas de café triplica na pandemia

 

Morya considera que as agtechs têm um papel fundamental no avanço do uso das tecnologias na cafeicultura. “É esperado que o setor continue progredindo e sendo alvo de muitas inovações no futuro.”

Segundo dados do 2º Censo AgTech Startups Brasil, realizado pela startup Garage em parceria com a Esalq-USP de 2018 e citado pelo estudo do Rabobank, o setor de café é o quinto principal mercado para as agtechs. Minas Gerais, que concentra 56% da produção de café, tem 142 agtechs instaladas (terceiro Estado com mais agtechs), mas o Espírito Santo, maior produtor nacional de café conilon, possui apenas 20, segundo dados do Radar Agtech Brasil 2020-21.

saiba mais

Preto além da xícara: empreendedores se unem para ampliar protagonismo negro no mercado brasileiro de café

 

O estudo assinala ainda que a chegada da tecnologia 5G no Brasil deve trazer uma série de melhorias, incluindo a ampliação da conectividade no campo e, consequentemente, um aumento na eficiência da agricultura brasileira. “Mesmo que a tecnologia 5G não chegue efetivamente no campo rapidamente, indiretamente ela irá promover uma melhoria da cobertura no meio rural com a criação de um ecossistema que acelere a integração também de pequenos e médios produtores de café à agricultura digital”, pontua o Rabobank.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply