Skip to main content

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) divulgou nesta quinta-feira (27/1) uma nova projeção para a safra brasileira de soja. A previsão é de colheita de 135,8 milhões de toneladas, volume 4,2 milhões de toneladas às 140 milhões de toneladas estimadas no começo de janeiro, que já havia sofrido um corte em relação às 144,8 milhões de toneladas projetadas em dezembro.

LEIA TAMBÉM: CNA pede medidas emergenciais para produtores afetados pela seca e enchentes

Quebra da safra do sulk provocou redução das expectativas da indústria (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

Na avaliação da Abiove, a quebra de safra na região Sul, provocada pela forte estiagem, impactará a exportação do grão, com redução das 91,1 milhões de toneladas previstas anteriormente para 86,9 milhões de toneladas. Já o esmagamento projetado segue inalterado em 48 milhões de toneladas, acompanhado de aumento de 200 mil toneladas da exportação projetada de farelo de soja para 18,3 milhões de toneladas.

saiba mais

Frente fria leva chuva para diversas regiões produtoras do Brasil

 

Segundo a entidade, em dezembro de 2021 o esmagamento ficou acima da média histórica para o período ao atingir 3,3 milhões de toneladas, para uma amostra representativa de 84,5% do processamento no Brasil. “Corrigindo este volume amostral para compreender toda a cadeia produtiva da soja no País, o processamento alcançou 3,9 milhões de toneladas em dezembro de 2021.”

Em função deste resultado, a Abiove elevou sua estimativa de processamento para 47 milhões de toneladas em 2021. Também aumentou a produção estimada em 300 mil toneladas para 138,3 milhões de toneladas. Ao longo de fevereiro, a entidade consolidará os números finais da temporada.
Source: Rural

Leave a Reply