Skip to main content

Publicada originalmente na edição 433 da revista Globo Rural (dezembro 2021/janeiro 2022)*

Preços mais acessíveis levaram o brasileiro a migrar para a carne suína, que já conquistou um consumo per capita de 17,58 quilos – ante 16,9 quilos em 2020.  Para o próximo ano, a expectativa é de aumento de 5%. Por outro lado, a China detectou um surto de peste suína africana em uma fazenda de porcos na Ilha de Hainan, no sul do país, elevando as compras do Brasil. Os dois fatores são uma combinação perfeita para repasses de preços, que se mantiveram atraentes até agora tanto para o mercado interno quanto para os embarques.

Leia Também: Preço do suíno cai e relação de troca por milho é a pior da história, diz Cepea

Consumo cresce e preço sobe, mas setor alega que os criadores não obtiveram lucro com atividade em 2021. (Foto: Getty Images)

 

Se para o consumidor a carne suína tem sido uma boa opção, para os produtores foi um período de margens mais apertadas. “A rentabilidade para o produtor foi baixa em 2021 e no próximo ano haverá repasses de preços até agora represados. “O aumento de preço será possível graças à retomada da economia e do auxílio emergencial às classes menos favorecidas. Com isso, haverá um equilíbrio na equação financeira das empresas que não têm o perfil de exportação”, diz Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Indicador do Suíno vivo Paraná (Foto: Fonte: Cepea/Esalq/USP)

 

O primeiro semestre de 2022 ainda será de grandes dificuldades para nós suinocultores. Isso é preocupante"

Losivanio Luiz de Lorenzi,
presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS)

Segundo Losivanio Luiz de Lorenzi, presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), os suinocultores não obtiveram lucro com a atividade em 2021. Ele teme que a recuperação só virá a partir do segundo semestre do próximo ano. “Acompanhamos o crescimento da suinocultura pelo país, com o aumento de plantel incentivado pelas indústrias e cooperativas. Podemos dizer que o primeiro semestre de 2022 ainda será de grandes dificuldades para nós suinocultores. Isso é preocupante”, diz.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​

 
Source: Rural

Leave a Reply