Skip to main content

A falta de chuva em dezembro e janeiro em Santa Catarina deve causar perdas de 43% na safra de milho e de 30% na de soja, segundo estimativas da  Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI/Cepa). A estiagem perdura desde 20 de novembro, quando mais de 50% das lavouras de milho estavam em fase de floração, período sensível à falta de umidade no solo.

LEIA TAMBÉM: Tempo seco e quente acentua problemas na safra de grãos do RS

A redução da produtividade é muito variável, sendo estimada entre 20 a 80% entre e dentro das microrregiões geográficas (Foto: Epagri/Reprodução)

 

Inicialmente, a previsão para a safra de milho em Santa Catarina era de uma produção de 2,79 milhões de toneladas na primeira safra. A área cultivada no estado se estabiliza em cerca de 330 mil hectares, de acordo com o Infoagro. A estimativa da Conab caiu mais de duas mil toneladas: a previsão inicial era 117,18 milhões de toneladas e agora a estimativa está em 112,9 milhões. O preço da saca do milho em Santa Catarina no início de 2022 está em cerca de R$95,00.

Segundo o engenheiro-agrônomo da Epagri/Cepa, Haroldo Tavares Elias, o impacto no rendimento das lavouras é diferente em cada região, de acordo com o déficit hídrico. “A redução da produtividade é muito variável, sendo estimada entre 20 a 80% entre e dentro das microrregiões geográficas. Em várias regiões o efeito da estiagem acarreta perdas na produção acima de 40%”, explica. As regiões do Oeste, extremo Oeste e Planalto Norte são as que mais sofrem com a falta de chuva.

O início da colheita registra produtividades de 120 a 130 sacas por hectare, oriundas de áreas com período de semeadura que ocorreram mais cedo – final de agosto, na região do Vale do Rio Uruguai. “No entanto, a maior parte das áreas foram semeadas de setembro em diante e foram mais impactadas pela estiagem no período de floração das lavouras”, afirma o engenheiro.

A estiagem iniciou quando as lavouras de milho estavam em fase de floração, período sensível à falta de umidade no solo (Foto: Epagri/Reprodução)

 

 

 

 

 

saiba mais

Produtores de Mato Grosso relatam podridão na soja devido à chuva

Volume expressivo de chuvas no Centro-Sul deve ajudar safra 2022/23 de cana

 

 

 

Soja

A Epagri/Cepa estima perdas de cerca de 30% na produção de soja em Santa Catarina. A estimativa inicial estava projetada em 2,63 milhões de toneladas em 698 mil hectares (primeira safra).  A estimativa brasileira de produção da safra 2021/22 teve um reajuste, passando de 142,79 milhões de toneladas para 140,5 milhões de toneladas.

saiba mais

Clima reduz produtividade e Conab vê safra de café do Brasil em 55,7 milhões de sacas em 2022

 

A soja de ciclo precoce foi a mais afetada, em função do período crítico da estiagem ocorrer na fase de floração, que é o período mais sensível à falta de umidade no solo, além das altas temperaturas que potencializam os danos, provocando queima das folhas e encurtamento do ciclo da planta.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply