Skip to main content

Confira os destaques desta sexta-feira (21/1)

Soja em Mato Grosso

A chuva acima da média em Mato Grosso têm atrapalhado a colheita da safra 2021/2022 de soja no Estado. Segundo a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), produtores têm se queixado da má qualidade do grão devido ao apodrecimento das vagens, dificuldades na dessecação, tombamento de plantas e grãos avariados.

soja-chuva-grao-oleaginosa-lavoura-agua-tempo (Foto: José Medeiros/Ed. Globo)

 

Onde vai chover?

Uma frente fria que se forma entre a Argentina e o Uruguai deve avançar sobre o Rio Grande do Sul no domingo (23/01) e causar chuvas no estado, além do leste de Santa Catarina, e no extremo sudeste do Paraná. Além disso, no começo da semana, outro sistema localizado sobre a faixa central vai levar chuvas sobre Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão e Pará.

 (Foto: Getty Images)

 

Onde ainda não chove?

O tempo seco acelera a maturação das lavouras de grãos no Rio Grande do Sul mas também agrava as condições de algumas delas, caso da soja. "Em algumas lavouras há morte de plantas ainda na fase inicial do cultivo", disse a Emater em nota nesta quinta-feira. "A situação foi atenuada pela presença de precipitações de volumes variados.

(Foto: Mateus dos Santos Gomes/Emater-RS)

 

Combustíveis

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) e a União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) divulgaram nota refutando informações do Ministério de Minas e Energia (MME) sobre a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de manter o teor de biodiesel no diesel fóssil em 10% ao longo de 2022.

(Foto: Embrapa/Divulgação)

 

Soja sustentável

O terceiro ciclo do Programa Soja Sustentável do Cerrado (PSSC) está com inscrições abertas até 9 de fevereiro para startups, visando incentivar o empreendedorismo e a inovação para a produção livre de desmatamento. Neste ano, o programa vai priorizar propostas que gerem valor à conservação da vegetação nativa em propriedades rurais na região do Cerrado.

(Foto: REUTERS/Roberto Samora)

 

Rodeio em touros

Recuperado de lesão na virilha, o bicampeão mundial José Vitor Leme estreia na temporada 2022 da Professional Bull Riders (PBR) neste final de semana (22 e 23 de janeiro), na arena Infinite Energy Center, em Duluth, na Georgia (EUA). Após três etapas, o campeonato é liderado por outro brasileiro, o paulista de Itatinga João Ricardo Vieira, de 37 anos, que persegue seu primeiro título.

(Foto: PBR)

 

Mercado de carbono

O Ministério de Minas e Energia propôs nesta sexta-feira uma série de diretrizes para criar um mercado de carbono envolvendo o setor elétrico brasileiro, que tem potencial para se tornar um importante ofertante de créditos devido à predominância de fontes de geração renováveis e de baixa emissão de gases estufa.

(Foto: Hidrelétrica Teles Pires)

 

Jair Bolsonaro

A mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bonturi Bolsonaro, morreu aos 94 anos, disse presidente em uma rede social nesta sexta-feira, acrescentando que estava antecipando a volta ao Brasil e interrompendo a visita internacional ao Suriname e à Guiana. "Com pesar o passamento da minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade. Nesse momento me preparo para retornar ao Brasil", escreveu o presidente no Twitter juntamente com a publicação de um vídeo com várias imagens dele ao lado da mãe.

(Foto: Reuters)

 
Source: Rural

Leave a Reply