Skip to main content

A holding XWR Investimentos, controladora da empresa catarinense Villa Germania Alimentos, anunciou nesta semana a aquisição da Good Alimentos. O valor do negócio não foi revelado. A Germania é a maior produtora e única exportadora de carne de pato do Brasil, além de ser a 6ª maior exportadora mundial de patos inteiros. A Good é lider nacional em produção de codornas que detém a marca “Codornas do Chef”.

LEIA TAMBÉM: Calor mata 400 mil galinhas no Uruguai e governo inclui setor em Emergência Agrícola

Produtos – A Villa Germania comercializa a ave inteira e em cortes. (Foto: Ricardo Benichio)

 

Pelo acordo, a holding assume 76% do capital da Good Alimentos, que mantém seu frigorífico em Coronel Fabrício (SC), e reforça sua estratégia de construir o portfólio de referência em proteínas gourmet, ampliando a oferta de aves especiais.

“Queremos transformar a Good Alimentos numa nova Villa Germania, já que tem muito potencial nos mercados interno e externo. No Oriente Médio, por exemplo, onde já somos referência em carne de pato, há grande potencial de expansão das vendas”, afirmou em nota da assessoria Marcondes Moser, vice-presidente de Operações da Villa Germania, que será um dos gestores da Good Alimentos.

O objetivo da empresa agora é conquistar habilitação para a exportação de codornas e obter junto à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) a criação do selo Brazilian Quail, nos moldes do Brazilian Duck, conquistado em 2021.

A Good Alimentos atua na produção de codornas, desde as matrizes, a incubação e a cria até o abate, em uma unidade integrada com área de 360 mil m². A empresa tem capacidade industrial instalada para produzir 20 mil codornas por dia, mas tem boa parte ociosa. Os fundadores seguirão como sócios minoritários na Good Alimentos, com 24% do capital.

A Villa Germania Alimentos, empresa de 25 anos com sede em Indaial, importa suas matrizes da França e Inglaterra e faz a incubação dos ovos em suas instalações. As aves são criadas a um raio de 150 km da indústria por produtores integrados, que recebem os patinhos de um dia e ração. O frigorífico trabalha em um turno com capacidade de abater 24 mil aves por dia. A empresa alcançou um faturamento de R$ 150 milhões em 2021, quase o dobro do ano anterior e projeta um aumento de 50% neste ano.

“Apesar de 2021 ter sido um ano ainda afetado pela pandemia e pelo forte aumento do custo da ração, a Villa Germania abriu novos mercados e lançou novos produtos”, diz o vice-presidente corporativo da empresa, Armando Nogueira. Além de patos, a indústria passou a abater para o mercado interno frangos orgânicos, frangos caipiras, galinhas de Angola e até codornas, de produções próprias ou terceirizadas.

saiba mais

Exportações de carne de frango subiram 9% em 2021 e bateram recorde

 

Além de abastecer o mercado nacional com a produção de 600 toneladas de aves por mês, a Villa Germania exporta 67% de sua produção e possui habilitação para vender carne de pato para mais de 90 países, com destaque para o Chile, África do Sul, Ásia e Oriente Médio, onde é líder de mercado, sendo responsável por 90% dos patos consumidos naquela região.

Os planos de expansão de abates da Villa Germania incluem a importação de cordeiro e novilho da Nova Zelândia e Austrália, bacalhau de Portugal, cabrito ibérico e porco da Espanha e até produtos de pato da região de Périgord, na França, para colocar sua grife visando atender às crescentes demandas gourmet da gastronomia brasileira e da exportação.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​
Source: Rural

Leave a Reply