Skip to main content

Por que o calor está tão forte em algumas regiões do país? Com as temperaturas elevadas em todo o país no mês de janeiro, muitos brasileiros querem saber a resposta para esta pergunta — principalmente, quem vive na região Sul, que tem sofrido com a seca e falta de chuvas. A primeira explicação pode parecer clara e óbvia: estamos na estação mais quente do ano, o verão. No entanto, outras condições climáticas contribuem para o tempo abafado, atrapalhando a chegada de frentes frias, pelo menos, pelos próximos dias.

De acordo com Willians Bini, meteorologista e head de agronegócios da Climatempo, os dias quentes são consequência da variabilidade natural, afinal, nenhuma estação permanece com os mesmos padrões durante os três meses de duração. “Toda estação oscila entre períodos mais quentes, mais frios, mais chuvosos, mais secos", explicou. No entanto, ele ressalta um outro fator: "no momento, temos um bloqueio atmosférico impedindo o avanço de frentes frias, daí esse calor segue mais persistente".

LEIA TAMBÉM: Calor extremo pode afetar 1 bilhão de pessoas se temperatura subir 2°C

Sol forte intercalado com pancadas tem chuva tem mantido tempo abafado, principalmente no Sul (Foto: Marcelo Min)

 

 

Em concordância com Bini, Alexandre Nascimento, meteorologista da Rural Clima, também leva em consideração o bloqueio atmosférico para explicar as altas temperaturas. “Depois do excesso de chuva na maior parte da primeira quinzena de janeiro, um sistema de alta pressão ganhou força sobre o Nordeste, sobre o Sudeste e sobre parte do Centro-Oeste e Sul. Ele está bloqueando a passagem das frentes frias pelo país”, explicou. Com isso, o vento predominante passou a vir do Norte.

Quando a onda de calor vai passar?

Com o vento quente do Norte durante vários dias seguidos e o predomínio de sol, as temperaturas subiram consideravelmente na maior parte do Brasil. Será necessário outro fator climático para que o tempo fique mais fresco. “É como se estivéssemos em uma situação pré-frontal durante dias consecutivos, ou até semanas. Isso só mudará quando esse sistema de alta pressão for empurrado para o Oceano e as frentes frias voltarem a avançar pelo Brasil. E isso só deve acontecer nos últimos dias do mês”, afirmou Nascimento.

De acordo com o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, o calor forte deve se estender até pelo menos quarta-feira (26/1). "Com o avanço de corredores de umidade sobre o Sul, a partir de segunda-feira (24/1), a tendência é que o calor comece a diminuir e as chuvas retornem gradativamente".

Com isso, o Sudeste também deve ter queda na temperatura. No meio da próxima semana, o mesmo sistema que avançará pelo Sul deve chegar à região Sudeste, causando chuvas fortes e até possíveis invernadas, alertou o agrometeorologista.

saiba mais

Agência da ONU confirma calor recorde no Ártico em 2020

ONU alerta que mudança climática pode gerar crise humanitária

 

Temperatura alta no Sul 

A massa de ar quente que tem atuado sobre o Sul do país e mantido as temperaturas elevadas vai se intensificar ao longo dos próximos dias em todo o Rio Grande do Sul e também em algumas áreas de Santa Catarina e do Paraná. De acordo com a Climatempo, as temperaturas, que caíram levemente, vão voltar a subir e o fim de semana será de muito calor. Os termômetros vão atingir valores próximos ou superiores aos 40ºC.  

Já para a próxima semana, a tendência é de diminuição das temperaturas e retorno das chuvas, porém de forma irregular. "Algumas regiões vão receber dois, três milímetros enquanto outras, 30, 40 milímetros", ressalta Santos. 

saiba mais

Volume expressivo de chuvas no Centro-Sul deve ajudar safra 2022/23 de cana

Seca atrasa conclusão do plantio de soja no Rio Grande do Sul

Situação das lavouras no oeste do PR é devastadora, com perdas de mais de 70%

 

 

 

 

Calor bate recordes

Nessa quarta-feira (19/01), pelo segundo dia consecutivo, a cidade de São Paulo registrou recorde de calor para o verão, que começou no dia 21/12/2021. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 33,7°C de temperatura às 15 horas, na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo.

Outras capitais espalhadas pelo Brasil têm registrado altas temperaturas. Na quarta-feira (19/01), os maiores índices do país foram: Boa Vista (RR) com 37,6°C; Porto Alegre (RS): 37,6°C; Rio de Janeiro (RJ): 36,0°C; Cuiabá (MT) : 34,1°C; Palmas (TO): 34,0 e São Paulo (SP): 33,7°C.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 

 
Source: Rural

Leave a Reply