Skip to main content

A safra de café na Colômbia, maior produtor mundial de arábica lavado, caiu 9% em 2021, para 12,6 milhões de sacas de 60 quilos, a menor dos últimos sete anos, pelo aumento das chuvas e bloqueios de estradas, disse nesta quarta-feira (12/1) a Federação Nacional dos Cafeicultores. Este é o segundo ano consecutivo em que a safra colombiana de café cai. Em 2020, a produção de café caiu 6%, para 13,9 milhões de sacas. O país não registra colheita inferior a 13 milhões de sacas desde 2014, quando chegou a 12,1 milhões de sacas.

LEIA TAMBÉM: Fortes chuvas atingem cafezais no Brasil, mas no geral umidade é benéfica

Frutas de café recém colhidas em Pueblorrico, Colômbia (Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez)

 

Enquanto isso, as exportações colombianas de café totalizaram 12,4 milhões de sacas no ano passado, 1% abaixo das 12,5 milhões de sacas de 2020. "Esse resultado se explica pelo impacto negativo que os bloqueios tiveram no segundo trimestre do ano e pelo efeito do clima em algumas regiões cafeeiras que podem reduzir a produção", disse a federação em comunicado.

O país sul-americano de 50 milhões de pessoas enfrentou uma escalada de protestos contra o governo entre o final de abril e junho em meio a bloqueios de estradas e vandalismo por alguns manifestantes. Além disso, enfrentou uma estação chuvosa devido ao fenômeno La Niña que atrasou a florada e a produção de café.

saiba mais

Produção de café rendeu R$ 40,12 bi este ano, informa consórcio de pesquisa

Preto além da xícara: empreendedores se unem para ampliar protagonismo negro no mercado brasileiro de café

 

Em dezembro, a produção colombiana de café atingiu 1,4 milhão de sacas, 21% menor em relação ao mesmo mês de 2020, quando atingiu 1,7 milhão de sacas. No último mês do ano passado, as exportações colombianas de café caíram 10%, para 1,2 milhão de sacas, ante 1,3 milhão de sacas em dezembro de 2020.

A Colômbia, conhecida por seus cafés suaves e de alta qualidade, tem capacidade para produzir cerca de 14 milhões de sacas por ano. O gerente da Federação Nacional dos Cafeicultores, Roberto Vélez, previu estabilidade nos preços internacionais para 2022.

"Nos preços não vemos mudanças drásticas em nível internacional", disse o líder cafeeiro que estimou que o Brasil terá uma safra entre 60 e 65 milhões de sacas, o que ele descreveu como baixo em relação à demanda mundial.
Source: Rural

Leave a Reply