Skip to main content

O clima se matém desfavorável para as lavouras do sul do Brasil. A previsão do tempo para esta quinta-feira (13/1) é de tempo aberto e sem previsão de chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, áreas de instabilidade devem causar chuvas pontuais e de baixa intensidade. "Essas chuvas podem trazer um pequeno aumento nos níveis de umidade do solo, mas não alivia a grande seca que acontece na região", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

LEIA TAMBÉM: Por que está chovendo tanto no Brasil em 2022?

Chuvas constantes devem causar dificuldade na hora da colheita no Centro-Oeste (Foto: Getty Images)

 

No Sudeste, a chuva deve predominar durante o dia, exceto no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais. "Muito cuidado na hora de dessecar a soja nos próximos dias, se programando para colher no final da próxima semana, porque o tempo fecha novamente e a tendência é de chuvas intermitentes", alerta o agrometeorologista.

Nas áreas produtoras do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e do Pará, o tempo segue fechado com chuvas a qualquer hora do dia. "Não haverá vários dias consecutivos de tempo aberto, então o produtor deve estar atento às realizações dos trabalhos de campo e na hora de dessecar a soja, assim como no Sudeste".

saiba mais

Onda de calor chega ao Rio Grande do Sul com temperaturas acima de 40 graus

Chuva no Sul da Bahia: produção de leite e cacau deve sofrer no longo prazo

 

No Centro-Oeste, as chuvas se mantém constantes pelo menos até sábado (15/1). No final de semana, as áreas de instabilidade começam a perder força e as regiões produtoras poderão ter alguns dias de tempo aberto e sem chuva. Porém, a partir da terça-feira (18/1), o tempo fecha novamente e a chuva diária retorna. "A tendência é de dificuldade na colheita da soja e no plantio das lavouras de segunda safra. Além disso, além de atrapalharem o dia a dia das fazenda, já traz prejuízos". De acordo com Santos, as áreas de soja que estão sendo colhidas tem apresentado altos índices de grãos avariados.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural É só clicar e assinar!​ 
Source: Rural

Leave a Reply