Skip to main content

Uma massa de ar seco localizada sobre o Rio Grande do Sul está provocando temperaturas cada vez mais elevadas. Ao longo dos próximos dias, a tendência é que os termômetros subam ainda mais, ultrapassando 40º C, o que, segundo a Climatempo, é normal para esta época do ano. A meteorologista Catia Valente afirma que as chuvas seguem extremamente irregulares e abaixo da normalidade, agravando o quadro da estiagem no estado.

LEIA TAMBÉM: Por que está chovendo tanto no Brasil em 2022?

Tempo segue aberto no Rio Grande do Sul e deve atingir temperatura recorde (Foto: Divulgação) 

 

Porto Alegre deve registrar um novo recorde de calor para 2022. A maior temperatura este ano na capital gaúcha, até agora, é de 37°C, no dia 2 de janeiro. O recorde histórico de calor na cidade é de 40,6°C, em 6 de fevereiro de 2014. "Até mesmo as cidades da serra gaúcha vão ter dias de muito calor, com temperaturas vários graus acima dos 30°C", informa a Climatempo.

Em Minas Gerais, a região do Vale do Jequitinhonha já tem sol o dia todo, mas outras regiões do estado mineiro ainda terão pancadas de chuva nesta quarta-feira (12/01), com a presença do sol em algumas horas.

Leia mais notícias sobre Tempo no site da Globo Rural

"Há risco de temporais no o centro-oeste e sul de Minas Gerais, incluindo cidades da Zona da Mata e do Sul Mineiro. A Grande Belo Horizonte pode ter pancadas moderadas a fortes", informa a Climatempo.

Na faixa central do país, as regiões produtoras seguem debaixo de fortes chuvas nesta quarta-feira (12/01) devido a presença de corredores de umidade. A tendência é que, a partir de sábado (15/01), essas áreas de instabilidade percam força na medida em que uma frente fria avança sobre o Sul do Brasil.

saiba mais

Chuva no Sul da Bahia: produção de leite e cacau deve sofrer no longo prazo

Minas Gerais "vive um cenário de guerra", diz Romeu Zema

 

Maranhão, Piauí, Ceará,  Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco devem receber altos volumes de pelo menos até o fim de semana. Por outro lado, a Climatempo informa que as instabilidades enfraquecem na Bahia, "o que é uma boa notícia depois dos grandes transtornos ocasionados pela chuva".

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​

 
Source: Rural

Leave a Reply