Skip to main content

As condições meteorológicas mantém o padrão do início da semana. Nesta terça-feira (11/1) a chuva segue concentrada sobre Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e algumas pancadas isoladas sobre Mato Grosso e Tocantins. Por outro lado, o tempo seco com temperaturas em elevação predominam no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Chuva em Minas Gerais arrasta animais, inunda lavouras e causa prejuízo a produtores

Rio Grande do Sul pode voltar a receber pancadas de chuva somente no final de semana (Foto: Getty Images)

 

A partir de quarta-feira (12/1), algumas áreas de instabilidade ganham força na faixa leste do Paraná e de São Paulo. Com isso, essas regiões secas devem receber pancadas de chuva. "Enquanto isso, a metade norte segue com chuvas intermitentes, como vem ocorrendo há alguns dias. Isso deve continuar dificultando o pleno desenvolvimento da colheita da soja e a realização dos tratos culturais", afirma Marco Antonio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima.

Com a massa de ar seco e quente avançando sobre o Sul, dificilmente ocorrerão chuvas sobre o Paraguai, Uruguai, Argentina e Rio Grande do Sul nesta semana. "Somente no domingo, o leste do Rio Grande do Sul deve voltar a receber pancadas isoladas de chuva".

saiba mais

Conab reduz estimativa para a safra de grãos 2021/2022

Chuva no Sul da Bahia: produção de leite e cacau deve sofrer no longo prazo

 

Além disso, chuvas torrenciais devem ser vistas no Sul do Brasil no início da próxima semana. Elas devem persistir por dois dias, no máximo, mas aliviarão um pouco a forte seca que as regiões produtoras vem sofrendo. "As chuvas aumentarão os níveis de umidade no solo e a secura que está trazendo quebras gigantescas às lavouras", finaliza Santos.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Globo Rural? É só clicar e assinar!​

 
Source: Rural

Leave a Reply