Skip to main content

As cargas de trigo importado no porto de Santos, cuja liberação estava mais lenta devido à operação "padrão" de fiscais agropecuários, receberam aval fitossanitário, e o problema foi resolvido, informou a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo) nesta sexta-feira.

A situação envolveu carregamentos de pelo menos dois navios. Uma das cargas desembarcou no dia 2, mas não foi liberada imediatamente em função da operação dos fiscais. Com isso, impediu o descarregamento de outra embarcação.

LEIA TAMBÉM: Safra de trigo da Argentina em 2021/22 deve atingir 21,5 milhões de toneladas

Porto de Santos (SP) (Foto: REUTERS/Carla Carniel)

 

O Brasil é um dos maiores importadores do cereal, comprando a maior parte de suas necessidades na Argentina.

O problema com o trigo ressaltou dificuldades de alguns setores com a operação "padrão" dos fiscais, uma vez que o movimento está alongando o tempo de análise dos produtos.

Há ainda preocupações no setor de carnes com o desembaraço das mercadorias para exportações devido ao movimento dos fiscais, que atuam nos portos, mas também dentro dos frigoríficos.

saiba mais

Preço do trigo deve manter tendência de alta

 

Ao anunciar a operação, que começou ao final do ano, o Anffa Sindical, que representa os fiscais agropecuários, havia afirmado que manteria o ritmo normal de trabalho "somente nas atividades que podem afetar diretamente o cidadão", como a liberação de cargas vivas, a fiscalização de bagagens de passageiros e de animais de estimação.

A operação "padrão" também não atinge a fiscalização de produtos perecíveis e o diagnóstico de doenças e pragas, evitando comprometer programas de erradicação e controle de doenças.

Os fiscais agropecuários, que protestam pela reestruturação da carreira e pela realização de concursos públicos, esperam ser recebidos pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na próxima semana.

À Reuters, o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo de Macedo, disse que é difícil mensurar os impactos do movimento dos fiscais, porque simultaneamente funcionários da Receita Federal também realizam um protesto.

A movimentação das categorias tem como pano de fundo a decisão do presidente Jair Bolsonaro de incluir na peça orçamentária deste ano reajuste apenas para os policiais da esfera federal, PRF e PF.
Source: Rural

Leave a Reply